Burger King cai em dia de estreia na Bolsa
A oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da rede de lanchonetes movimentou, no total, 2,2 bilhões de reais
Rita Azevedo
Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 10h56.
Última atualização em 18 de dezembro de 2017 às 10h57.
São Paulo -- As ações da unidade brasileira do Burger King começaram a ser negociadas em bolsa nesta segunda-feira. Na estreia, os papéis da companhia tinham queda em torno de 1%.
A oferta inicial de ações ( IPO, na sigla em inglês) da rede de lanchonetes movimentou, no total, 2,2 bilhões de reais. O IPO foi o único em 2017 que saiu no topo da faixa indicativa de preço. As ações foram precificadas a 18 reais.
A demanda foi quase quatro vezes superiorà oferta. Com isso, os bancos que coordenaram a emissão aumentaram em 15% o tamanho original da operação, de 106,5 milhões de ações para 122,5 milhões.
Do total da oferta, 886 milhões de reais vieram da oferta primária – recursos que irão diretamente para o caixa da companhia. Esse montante será destinado para a expansão orgânica de novos restaurantes e para a aceleração da abertura de quiosques de sobremesas nos próximos anos. Somado a isso, a empresa pretende utilizar parte dos recursos com pesquisa e desenvolvimento de novas marcas de fast food.
A oferta secundária, que movimentou 1,3 bilhão de reais, irá para o bolso dos acionistas Vinci Capital (que antes do negócio tinha 29,8% do capital), Temasek (29%) e Sommerville Investments (18,6%). Com a oferta, suas fatias serão reduzidas para cerca de 10%, 9,8% e 7,2%, respectivamente.
Com Estadão Conteúdo.