BRF anuncia follow-on, acordo GPA-Assaí e o que move o mercado
Gigante de carnes pretende levantar mais de R$ 6 bilhões com oferta; bolsas na Europa abrem a sexta-feira em queda
Da Redação
Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 07h22.
Última atualização em 17 de dezembro de 2021 às 07h31.
A última sexta-feira do ano com pregão no mercado brasileiro começa com notícias no campo corporativo.
A BRF (BRFS3) informou ao mercado na noite de quinta-feira, dia 16, que pretende realizar uma oferta subsequente (follow on) para levantar mais de 6 bilhões de reais, com a emissão de até 325 milhões de ações (6,630 bilhões de reais ao preço de fechamento de quinta-feira), em operação que ainda precisa ser aprovada pelos acionistas. Para tanto, convocou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser realizada no próximo dia 17 de janeiro.
Outra notícia envolve o GPA (PCAR3) e o Assaí (ASAI3), que comunicaram que os conselhos de administração das duas companhias aprovaram os termos do acordo pelo qual a rede de "atacarejo" adquire os direitos de exploração de até 70 unidades que estão atualmente ocupadas pela bandeira Extra Hiper, por 5,2 bilhões de reais. O acordo envolve ainda a alienação de 17 imóveis próprios do GPA para um fundo imobiliário com a interveniência do Assaí.
No mercado externo, os futuros dos índices em Nova York operam em leve queda em dia sem divulgação de indicadores relevantes. Ontem houve queda no S&P 500 e na Nasdaq atribuída por analistas a uma reação tardia ao comunicado do Fed que apontou a normalização mais rápida da política monetária ao longo de 2022.
Bolsas europeias também operam em queda nesta manhã, apesar de indicadores positivos como a alta de 1,4% nas vendas do varejo britânico em novembro, acima das expectativas que apontavam uma alta de 0,8%.
Veja a seguir os principais índices de ações às 7h15 de Brasília:
- STOXX 600 (Europa): -0,52%
- FTSE 100 (Londres): -0,60%
- DAX (Frankfurt): -0,60%
- CAC 40 (Paris): -0,75%
- Futuro do S&P: -0,11%
- Futuro do Dow Jones: -0,06%
- Futuro da Nasdaq: -0,63%
- Nikkei (Tóquio): -1,79%
Outra notícia é a realização de leilão promovido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), envolvendo as áreas de Sépia e Atapu, ambas na Bacia de Santos. Elas serão ofertadas durante a Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa. O leilão pode arrecadar 11,1 bilhões de reais, segundo projeções.
Segundo a ANP, 11 empresas, das quais duas brasileiras, se habilitaram para apresentar ofertas:Petrobras (PETR3, PETR4), Shell, Chevron, Ecopetrol, Enauta (ENAT3), Equinor, ExxonMobil, Petrogal, Petronas, Total e QP Brasil.