Mercados

Ibovespa supera 67 mil pontos em dia de exercício de índice

Com um rali nos minutos finais, o Ibovespa fechou em alta de 1,85 por cento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2013 às 19h34.

São Paulo - O bom desempenho dos segmentos financeiro e de commodities garantiu valorização do principal índice da Bovespa nesta quarta-feira, em sessão marcada pelo exercício dos contratos de futuros.

Com um rali nos minutos finais, o Ibovespa <.BVSP> fechou em alta de 1,85 por cento, a 67.570 pontos. O giro financeiro da sessão somou 11,77 bilhões de reais, o maior do ano. O exercício de opções sobre o Ibovespa movimentou hoje 2,47 bilhões de reais.

"O noticiário do dia foi positivo e alguns investidores aproveitaram para dar uma puxada nos preços, que estavam muito machucados", disse Renato Tavares, operador da Intrader.

Um dos dados citados pelo operador foi a ata da última reunião do Federal Reserve. No documento, o órgão se mostrou mais confiante na recuperação da economia dos EUA. Mais cedo, uma bateria de dados mostrou, entre outras tendências, forte recuperação do setor imobiliário no país.

A queda do dólar e a consequente elevação das commodities, deu fôlego adicional ao Ibovespa, já que impulsionou as ações de empresas domésticas ligadas ao setor.

No setor petrolífero, OGX subiu 4,56 por cento, a 18,35 reais. Em relatório, o Morgan Stanley reforçou recomendação de compra para o papel. Petrobras PN ganhou 1,26 por cento, a 27,31 reais.

Já no segmento de metais, MMMX tomou a liderança com avanço de 5,82 por cento, a 10,37 reais. Usiminas PNA ganhou 4,47 por cento, a 19,64 reais.

O setor financeiro, também acompanhando o repique global do setor, ajudou a dar sustentação ao índice. Banco do Brasil , que divulga seus resultados trimestrais na quinta-feira, subiu 3,39 por cento, a 31,43 reais. Santander Brasil teve alta de 3,38 por cento, a 20,50 reais.

Na quinta-feira, os negócios podem refletir a reação do mercado à votação da proposta do governo de reajuste do salário mínimo para 545 reais, que acontece nesta noite. Na quinta-feira, após o fechamento do mercado, a BM&FBovespa também divulga seus resultados do quarto trimestre.

(Edição de Isabel Versiani)

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasservicos-financeiros

Mais de Mercados

Reunião de Lula e Haddad e a escolha de Scott Bessent: os assuntos que movem o mercado

Do dólar ao bitcoin: como o mercado reagiu a indicação de Trump para o Tesouro?

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3