Mercados

Bolsas europeias revertem perdas antes de decisão do BCE

Londres- As ações dos mercados acionários europeus avançavam nesta quinta-feira na esteira dos ganhos das bolsas dos Estados Unidos, revertendo a queda da sessão anterior, mas com um giro financeiro fraco antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE). Com a expectativa de que o BCE eleve a taxa básica de juro da zona do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2011 às 08h50.

Londres- As ações dos mercados acionários europeus avançavam nesta quinta-feira na esteira dos ganhos das bolsas dos Estados Unidos, revertendo a queda da sessão anterior, mas com um giro financeiro fraco antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE).

Com a expectativa de que o BCE eleve a taxa básica de juro da zona do euro em 0,25 ponto percentual, os mercados irão se focar na coletiva de imprensa a ser realizada após a reunião. A meta é descobrir novas pistas sobre o gerenciamento da política monetária e da crise da dívida na região.

Investidores buscarão "maiores sinais de uma linha dura e clareza sobre como o BCE vai lidar com a decisão da S&P de que um plano de reestruturação sugerido por França e Alemanha constitui um default", disse Jonathan Sudaria, operador de mercado na Capital Spreads.

Outro teste do sentimento do mercado quanto aos bônus periféricos será feito mais adiante na sessão, quando Madri voltará a emitir novos bônus com vencimento de três e cinco anos.

As petrolíferas integradas lideraram um avanço amplo no mercado, motivadas por uma alta de 1 por cento no preço do barril tipo Brent , com os papéis da companhia belga Solvay entre os que tiveram maior ganho individual.

Aumentos nos juros são frequentemente ruins para o mercado acionário, parcialmente porque as companhias precisam enfrentar maiores custos de financiamento. Porém, a confiança necessária para aumentar o juro em meio a uma frágil recuperação econômica também pode ser vista de forma positiva.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,44 por cento a 1.123 pontos às 8h42 (horário de Brasília) após recuar 0,3 por cento na sessão anterior, quebrando uma série de ganhos de sete sessões.

Os ganhos no início do pregão se viram refletidos em um crescimento do apetite por risco, enquanto a volatilidade no mercado acionário europeu, medida pelo Euro STOXX 50, caía 1 por cento.

O índice STOXX Europe 600 subia 0,22 por cento, alta ditada pelos papéis do HSBC apoiados em alta do espanhol Santander.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame