Mercados

Bolsas europeias fecham em direções divergentes

O índice Stoxx Europe 600 fechou em leve queda de 0,03%, aos 337,06 pontos


	BCE: nesta quinta, investidores devem analisar de perto resultado da reunião de política monetária do BCE e comentários do presidente da instituição
 (Bloomberg)

BCE: nesta quinta, investidores devem analisar de perto resultado da reunião de política monetária do BCE e comentários do presidente da instituição (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2014 às 15h15.

São Paulo - Os mercados de ações da Europa fecharam em direções divergentes nesta quarta-feira, 5, com cautela antes da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), ao mesmo tempo em que os investidores analisam os desdobramentos da crise entre Ucrânia e Rússia. Com isso, o índice Stoxx Europe 600 fechou em leve queda de 0,03%, aos 337,06 pontos.

Nesta quinta-feira, 6, os investidores devem analisar de perto o resultado da reunião de política monetária do BCE e os comentários do presidente da instituição, Mario Draghi.

Há uma grande expectativa sobre o que poderá ser anunciado pela autoridade monetária da zona do euro, tendo em vista que parte dos analistas acredita que o BCE manterá a política inalterada, ao mesmo tempo em que outros aguardam até a apresentação de um novo programa para impulsionar liquidez.

"O foco principal na reunião do conselho do BCE, amanhã, será a atualização das previsões econômicas pela equipe da instituição e, em especial, se a inflação deverá se manter abaixo da meta em 2016, criando assim um possível espaço para novas medidas de política monetária nos próximos meses", disse Tom Rogers, assessor econômico sênior do da EY Eurozone Forecast.

Segundo ele, a verdadeira dúvida é se o BCE tolerará um "risco permanente de deflação" em países como a Grécia, Espanha e Portugal.

O assessor disse que é provável que o BCE continue a destacar o fato de que tem opções de flexibilização, mas deve postergar o uso, a menos que a recuperação dê uma guinada para o pior.

Hoje, indicadores mistos da região alimentaram ainda mais as incertezas sobre o que poderá ser anunciado pelo BCE. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços caiu na França e na Espanha, mas avançou na Alemanha, Itália e zona do euro.

Além disso, as vendas no varejo do bloco do euro subiram 1,6% em janeiro ante dezembro, marcando o maior crescimento desde novembro de 2001, e a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da área da moeda foi confirmado em 0,3% no quarto trimestre ante o terceiro.

Em meio a realização de lucros e incertezas sobre o BCE, o índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, fechou em baixa de 0,49%, aos 9.542,02 pontos, e o índice CAC 40, de Paris, cedeu 0,11%, aos 4.391,25 pontos.


Em Londres, o FTSE 100 encerrou em queda de 0,71%, aos 6.775,42 pontos. No noticiário corporativo, as ações do Carrefour avançaram 4,4%, em Paris, depois de o varejista registrar uma forte alta no lucro operacional do quarto trimetre.

As tensões na Ucrânia também se mantiveram no foco dos investidores, apesar de uma recente amenização das preocupações sobre um conflito militar na região. Na quinta-feira, os chefes de governo dos 28 países da União Europeia (UE) vão se reunir em Bruxelas para discutir a crise na Ucrânia e estudar medidas contra a Rússia por causa das ações na Crimeia.

"As tensões entre a Rússia e a Ucrânia estão longe de terminar (...), mas os investidores estão um pouco mais confortáveis com toda a situação", disse a analista Anita Paluch, do Varengold Bank.

Por outro lado, as ações de bancos ajudaram a sustentar ganhos nas bolsas de Madri e Milão. O índice italiano FTSE-Mib fechou em alta de 1,38%, aos 20.756,95 pontos, com avanço de 19% nos papéis do Banca Monte dei Paschi di Siena. As ações do Mediobanca subiram 4,2%, as do UniCredit avançaram 2,6% e os papéis do Intesa Sanpaolo ganharam 2,5%.

Na Espanha, o índice IBEX-35 fechou com ganho de 0,87%, aos 10215,20 pontos, com avanço de 2,1 nas ações do Bankia. As altas no setor foram lideradas por notícias sobre um acordo de uma unidade do Banco Santander para desenvolver em conjunto vários projetos de energia eólica no México. Já em Portugal, o índice PSI20, de Lisboa, subiu 0,65%, para 7417,50 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCACDAXFTSEIndicadores econômicosMercado financeiro

Mais de Mercados

Nvidia tem forte queda e perde US$ 500 bi após ter se tornado empresa mais valiosa do mundo

Shein protocola pedido confidencial de IPO em Londres, segundo CNBC

Ibovespa fecha em alta pelo 5º pregão seguido e recupera os 122 mil pontos de olho em dados e Magalu

Smart Fit (SMFT3) confirma intenção de compra da academia Velocity

Mais na Exame