Mercados

Bolsas europeias fecham em alta com bancos

Londres - As bolsas europeias fecharam em alta hoje após um começo incerto, subindo pela terceira sessão seguida, com os bancos e fabricantes de carros tendo boa performance. Os bancos mostraram bom desempenho, com as ações do Allied Irish Banks avançando 2% após a instituição informar que as prejuízos ajustados por ações foram menores que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Londres - As bolsas europeias fecharam em alta hoje após um começo incerto, subindo pela terceira sessão seguida, com os bancos e fabricantes de carros tendo boa performance. Os bancos mostraram bom desempenho, com as ações do Allied Irish Banks avançando 2% após a instituição informar que as prejuízos ajustados por ações foram menores que as expectativas.

Vários bancos gregos subiram, com o Alpha Bank avançando 5%, o que ajudou o índice ASE Composite a subir 2,7% para 2.021,75 pontos, antes da esperada divulgação do novo pacote de austeridade fiscal do governo da Grécia. Espera-se que a nova rodada de cortes no orçamento e aumentos de impostos na Grécia preceda uma emissão de bônus de dez anos.

Nos mercados regionais, o índice FTSE da Bolsa de Londres subiu 1,45% para 5.484,06 pontos, enquanto o índice DAX da Bolsa de Frankfurt subiu 1,10% para 5.776,56 pontos. O índice CAC-40 da Bolsa de Paris teve alta de 1,12% para 3.811,92, enquanto o índice IBEX35 da Bolsa de Madri avançou 0,83% para 10.521,50 pontos.

As ações da Roche Holding avançaram 1,65%. A fabricante suíça de medicamentos disse que seu ano começou bem e os acionistas aprovaram um incremento de 20% no dividendo de 2009 da empresa, para 6 francos suíços por ação. Analistas no banco UBS acrescentaram que uma contra oferta pela OSI Pharmaceuticals da parte da Roche é improvável. As ações da empresa aérea alemã Deutsche Lufthansa subiram 3,60% após a companhia informar que atingiu sua meta ao reportar lucro operacional em 2009.

Outras companhias de aviação também ganharam terreno, com a potencial fusão entre a British Airways e a espanhola Iberia elevando as ações das duas empresas. A British Airways teve alta de 6,17%, enquanto as ações da Iberia avançaram 5,67% em Madri. A British Airways informará dados sobre o tráfego aéreo amanhã.

Dados da Associação Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores da Alemanha (VDIK, na sigla em alemão) mostraram que os novos emplacamentos de carros na Alemanha totalizaram 195 mil unidades em fevereiro, em recuo de 30% sobre igual período do ano anterior. As ações da Daimler subiram 1,31% em Frankfurt e as da Fiat avançaram 3,90% em Milão. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEuropa

Mais de Mercados

Petrobras cai até 3% com reação ao plano de compra de 40% de campo de petróleo na Namíbia

Ações da Heineken caem após perda de quase US$ 1 bilhão na China

Ibovespa fecha em queda nesta segunda-feira puxado por Petrobras

Entenda por que o mercado ficará de olho no Banco Central do Japão nesta semana

Mais na Exame