Mercados

Bolsas europeias acentuam quedas após leilão espanhol

A Bolsa de Londres opera em queda de mais de 2%, após o governo da Espanha pagar um yield histórico no leilão de bônus de 10 anos realizado hoje

Bolsa de Frankfurt cedia 2,10% (Getty Images)

Bolsa de Frankfurt cedia 2,10% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2011 às 09h57.

Londres - As bolsas europeias acentuaram suas perdas, lideras pelo índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, que opera em queda de mais de 2%, após o governo da Espanha pagar um yield (retorno ao investidor) histórico no leilão de bônus de 10 anos realizado hoje.

O Tesouro da Espanha realizou hoje um leilão de bônus de 10 anos no qual vendeu 3,563 bilhões de euros. Mas o yield máximo pago para esse tipo de título foi de 7,088%, o maior nível desde a introdução do euro.

Logo após o leilão, o Banco Central Europeu (BCE) interveio no mercado de bônus do governo da Espanha, disse um operador. "Eles compraram bônus da Espanha com vencimento em oito e nove anos diretamente após o leilão de bônus de 10 anos", acrescentou.

As ações do setor bancário também caem, pressionadas pelas declarações da Fitch Ratings que os bancos britânicos têm exposições espalhadas pela Europa. Por volta das 10h05 (de Brasília), Société Générale cedia 2,41%, Crédit Agricole (-3,12%), Commerzbank (-2,94%) e Lloyds Banking Group (-5,05%).

No mesmo horário, a Bolsa de Londres recuava 2,47%, Frankfurt cedia 2,10% e Paris caía 1,97%. Entre os países periféricos, Madri recuava 1,12%, Lisboa perdia 1,33% e Milão caía 1,85%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCACDAXEspanhaEuropaFTSEMercado financeiroPiigs

Mais de Mercados

A bolsa da América do Sul que pode ser uma das mais beneficiadas pela IA

Ibovespa fecha em queda com incertezas fiscais no radar; dólar sobe para R$ 5,59

Ações da Volvo sobem 7% enquanto investidores aguardam BCE

Reunião de Lula sobre corte de gastos e decisão de juros na Europa: o que move o mercado

Mais na Exame