Mercados

Bolsas da Ásia fecham em alta após dados da China

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os mercados asiáticos tiveram alta expressiva nesta segunda-feira. Os fortes números sobre a atividade industrial da China em outubro alavancaram as bolsas da região. Não houve negociações nas Filipinas por ser feriado. Em Hong Kong, o índice Hang Seng disparou 556,62 pontos, ou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2010 às 07h18.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os mercados asiáticos tiveram alta expressiva nesta segunda-feira. Os fortes números sobre a atividade industrial da China em outubro alavancaram as bolsas da região. Não houve negociações nas Filipinas por ser feriado.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng disparou 556,62 pontos, ou 2,4%, e terminou aos 23.652,94 pontos, puxado pelas ações relacionadas a commodities e ao setor financeiro.

Na China, a Bolsa de Xangai reverteu quatro sessões seguidas de baixa. O índice Xangai Composto ganhou 2,5% e terminou aos 3.054,02 pontos. O índice Shenzhen Composto subiu 2,9% e encerrou aos 1.341,84 pontos.

O yuan se desvalorizou em relação ao dólar, após Pequim fixar num patamar inferior a taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,6908 yuans para 6,6886 yuans), num sinal de que procura estabilizar o câmbio. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6787 yuans, acima do fechamento de sexta-feira, que ficou em 6,6708 yuans.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted da Bolsa de Taipei fechou na máxima de 29 meses, encerrando aos 8.379,75 pontos, após alta de 1,1%.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, acompanhou os mercados da região e o índice Kospi teve alta de 1,7%, fechando aos 1.914,74 pontos.

Na Austrália, o setor financeiro respondeu pela maior parte da alta na Bolsa de Sydney, onde o índice S&P/ASX 200 ganhou 0,8%, fechando aos 4.698,5 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em alta, em linha com a maioria dos mercados regionais, impulsionada por dados positivos do setor manufatureiro da China. O índice Straits Times avançou 1,6% e fechou aos 3.192,18 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,3% e fechou aos 3.645,14 pontos, com compras à tarde de ações de bancos selecionados e papeis relacionados a produtos de consumo mantendo o índice no território positivo.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, ganhou 1,9% e fechou aos 1.003,24 pontos, maior alta em 14 anos. Ações do Grupo PTT dominaram as negociações, na expectativa de que o excesso de liquidez tombará sobre as Bolsas da Ásia uma vez que o Fed deve introduzir mais medidas de afrouxamento nesta semana.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,3% e fechou aos 1.509,66 pontos, com os investidores ainda cautelosos antes da reunião do Comitê do Mercado Aberto do Fed nesta semana. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ibovespa a 165 mil pontos? Itaú BBA aumenta aposta em Brasil e eleva projeção para bolsa

Apesar de 'Pibão', Ibovespa cai sob o peso de commodities

PIB do segundo trimestre, PMI industrial nos EUA e commodities: o que move o mercado

3R (RRRP3) troca de nome após fusão com Enauta (ENAT3) e terá novo ticker

Mais na Exame