Mercados

Bolsas da Ásia encerram em alta; HK ganha 0,5%

China fechou na melhor pontuação em quase cinco meses

Hong Kong também teve seu melhor fechamento em quase três meses (Getty Images)

Hong Kong também teve seu melhor fechamento em quase três meses (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 07h52.

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram números positivos nesta sexta-feira. Os bons resultados da China alavancaram os negócios nas bolsas da região.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que teve seu melhor fechamento em quase três meses. O pregão foi liderado pelas imobiliárias, com a redução das preocupações sobre medidas de aperto monetário por parte de Pequim. O índice Hang Seng subiu 114,27 pontos, ou 0,5%, e encerrou aos 24.396,07, a maior pontuação desde 19 de janeiro - na semana, o índice acumulou alta de 2,5%.

As Bolsas da China fecharam na melhor pontuação em quase cinco meses, novamente liderada pelas siderúrgicas, com expectativas de aumento da demanda, e pelas mineradoras de carvão, que podem se beneficiar da alta nos preços do petróleo. O índice Xangai Composto subiu 0,7% e fechou aos 3.030,02 pontos, o maior fechamento desde 11 de novembro - o índice se valorizou 2,1% na curta semana, com feriado na segunda e terça-feira. O índice Shenzhen Composto ganhou 1,2% e terminou aos 1.285,99 pontos.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, encerrou o dia em leve baixa, interrompendo uma sequência de seis sessões com resultados positivos. A realização de lucros em ações de empresas pesos-pesados de tecnologia provocou o resultado negativo. O índice Taiwan Weighted recuou apenas 0,08% e fechou aos 8.894,54 pontos.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi, da Bolsa de Seul, subiu 0,3% e encerrou aos 2.127,97 pontos, liderado pelos ganhos nos estaleiros, com esperanças de mais pedidos de compra.

Na Austrália, o mercado fechou na maior pontuação em sete semanas, apesar da ligeira queda em Wall Street, da alta do petróleo e da valorização do dólar australiano. O índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, subiu 0,7% e encerrou aos 4.940,6 pontos, próximo do pico do ano ocorrido em 17 de fevereiro.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila fechou em alta, impulsionada pela expectativa de bons resultados corporativos no 1º trimestre. O índice PSE avançou 0,51% e encerrou aos 4.241,01 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em alta pela oitava sessão seguida, seguindo a recuperação no mercado de Tóquio uma vez que amenizaram-se os temores sobre o forte terremoto que abalou o Japão. O índice Straits Times subiu 0,5% e fechou aos 3.187,31 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,3% e fechou aos 3.741,81 pontos, liderado por ganhos em bancos, papeis relacionados a produtos de consumo e a commodities em meio a expectativas de fortes resultados no primeiro trimestre.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 0,6% e fechou aos 1.082,69 pontos, com realizações de lucros após recentes altas.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,3% e fechou aos 1.557,49 pontos, com vendas no final da sessão levando o índice à menor pontuação do dia. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChina

Mais de Mercados

Reunião de Lula e Haddad e a escolha de Scott Bessent: os assuntos que movem o mercado

Do dólar ao bitcoin: como o mercado reagiu a indicação de Trump para o Tesouro?

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3