Mercados

Bolsas asiáticas fecham em alta; Xangai perde 0,9%

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez Tóquio - Os mercados da Ásia estenderam os ganhos nesta quarta-feira, com a redução da tensão política na península coreana. A exceção foi a China, que sofreu com a realização de lucros. A Bolsa de Hong Kong teve ligeira alta. O índice Hang Seng subiu 51,33 pontos, ou 0,2%, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2010 às 07h29.

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez

Tóquio - Os mercados da Ásia estenderam os ganhos nesta quarta-feira, com a redução da tensão política na península coreana. A exceção foi a China, que sofreu com a realização de lucros.

A Bolsa de Hong Kong teve ligeira alta. O índice Hang Seng subiu 51,33 pontos, ou 0,2%, e terminou aos 23.045,19 pontos.

A realização de lucros nos bancos e nas imobiliárias, com a preocupação acerca de medidas adicionais de restrição ao crédito, derrubou as bolsas da China. O índice Xangai Composto caiu 0,9% e terminou aos 2.877,90 pontos. O índice Shenzhen Composto perdeu 0,8% e encerrou aos 1.338,20 pontos.

O yuan teve a maior valorização em duas semanas em relação ao dólar, após o Banco Central reduzir pela segunda vez seguida a taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,6597 yuans para 6,6548 yuans). No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6461 yuans, de 6,6589 yuans do fechamento de terça-feira.

Em Taipé, a Bolsa de Taiwan avançou 0,4%. O índice Taiwan Weighted encerrou aos 8.860,49 pontos, liderado pelo setor financeiro e pelas ações de peso pesados tecnológicos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou praticamente estável, pressionada para baixo por uma retração técnica, mas com o índice Kospi permanecendo entre as máximas do ano. As montadoras e o setor de construção naval, por sua vez, deram sustentação ao índice, que ganhou 0,1% e fechou aos 2.038,11 pontos.

O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, também teve alta de 0,1% e fechou aos 4.778,4 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila ganhou 0,5% e fechou aos 4.113,69 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou estável, uma vez que os traders realizaram lucros auferidos mais cedo devido à diminuição das tensões geopolíticas na península coreana. O índice Straits Times subiu 0,1% e fechou aos 3.144,31 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,5% e fechou aos 3.260,68 pontos em rápidas realizações de lucros por investidores locais por conta da proximidade do feriado de Natal.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,6% e fechou aos 1.019,14 pontos, mas o volume de negócios foi fraco, uma vez que os investidores estiveram de lado antes dos feriados de Natal e ano-novo.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 0,7% e fechou aos 1.515,05 pontos, ajudado pelas compras para recomposição de carteiras do fim de ano. "A recente enxurrada de fusões e aquisições bem como a melhoria no sentimento nas bolsas regionais também colaboraram", disse um dealer. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Dólar em queda e bolsa em alta: as primeiras reações no mercado após desistência de Biden

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Mais na Exame