Mercados

Bolsa de Tóquio cai 1,3%, na mínima de cinco meses

Bolsa japonesa se enfraqueceu com falta de medidas concretas para estancar a alta do iene

Ações registraram queda desde a abertura, uma vez que as exportadoras continuaram a ser deprimidas pela valorização da moeda (Getty Images)

Ações registraram queda desde a abertura, uma vez que as exportadoras continuaram a ser deprimidas pela valorização da moeda (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2011 às 08h08.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda, com o índice Nikkei 225 no menor nível de encerramento dos últimos cinco meses, ante a cautela dos investidores com a perspectiva econômica global. Sofreram baixas particularmente pesadas as ações de indústrias de manufatura, como Toshiba e Mazda. O índice Nikkei 225 perdeu 113,50 pontos, ou 1,3%, e fechou aos 8.943,76 pontos.

As ações registraram queda desde a abertura, uma vez que as exportadoras continuaram a ser deprimidas pela valorização do iene. A cautela geral foi exacerbada pela divulgação de dados econômicos dos EUA programada para esta quinta-feira, incluindo o índice de atividade do Fed da Filadélfia para agosto.

A bolsa japonesa se enfraqueceu ainda mais no período da tarde, quando os investidores ficaram desapontados pelo fato de nenhuma medida concreta ter sido tomada para estancar a alta do iene depois de uma reunião extraordinária entre o vice-ministro das Finanças para Assuntos Internacionais do Japão, Takehiko Nakao, e autoridades do Banco do Japão (BoJ). Os dados da balança comercial de julho, que mostraram queda das exportações de 3,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, comparada a uma redução de 1,6% em junho, também contribuíram para azedar o sentimento do mercado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiabolsas-de-valoresAçõesCâmbioMoedasMercado financeiroJapãoNikkeiIene

Mais de Mercados

Alpargatas, dona da Havaianas, sobe 4% e mais do que recupera valor de mercado

Novo presidente do Fed deve reduzir juros se mercado tiver bom desempenho, diz Trump

B3 divulga terceira prévia da carteira do Ibovespa

Dólar fecha em queda de quase 1% a R$ 5,53