Mercados

Bolsa: 4ª queda; Sanepar cai 17,7%…

Bolsa cai pelo quarto dia O Ibovespa teve seu quarto pregão seguido de perdas, ao cair 0,21% nesta quinta-feira. O índice foi pressionado por commodities em baixa. O barril de petróleo WTI foi cotado pela primeira vez no ano abaixo dos 50 dólares, levando as ações ordinárias da Petrobras a cair 0,6%; e as preferenciais, 0,34%. […]

 (Germano Lüders/Site Exame)

(Germano Lüders/Site Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2017 às 18h49.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h23.

Bolsa cai pelo quarto dia

O Ibovespa teve seu quarto pregão seguido de perdas, ao cair 0,21% nesta quinta-feira. O índice foi pressionado por commodities em baixa. O barril de petróleo WTI foi cotado pela primeira vez no ano abaixo dos 50 dólares, levando as ações ordinárias da Petrobras a cair 0,6%; e as preferenciais, 0,34%. O preço do minério de ferro recuou 0,5%; as ações ordinárias da Vale caíram 0,2%; e as preferenciais, 0,7%. Já o dólar voltou a subir e fechou em 3,18 reais.

__

Mudanças na Hypermarcas

A companhia de bens de consumo Hypermarcas informou que vai submeter à assembleia de acionistas uma proposta para reduzir seu capital social, no valor de 821,9 milhões de reais, sem cancelamento de ações. Segundo a companhia, o capital atual é excessivo, tendo em vista os desinvestimentos realizados ao longo dos últimos meses, como os dos negócios de cosméticos, preservativos e produtos descartáveis. A Hypermarcas também propôs alterar sua estrutura organizacional, excluindo o cargo de diretor-presidente de farma.

__

Sanepar decepciona

As ações preferenciais da companhia de saneamento do Paraná, Sanepar, desabaram 17,7% após a Agepar ter informado ontem a proposta de aumento tarifário para a empresa. A proposta, que será discutida em consulta pública, tem como principais parâmetros o aumento de 25,63% na tarifa com diferimento em oito anos. O aumento inicial é de 5,7% em 2017. Segundo relatório do banco Bradesco BBI, há uma decepção dos investidores em relação à proposta de diferimento mais longo de oito anos e à baixa magnitude do primeiro aumento em 2017.

__

Embraer sobe 2%

As ações da fabricante de aviões Embraer subiram XX% nesta quinta-feira após a empresa apresentar um lucro de 648,3 milhões de reais no quarto trimestre — alta de 52,2% na comparação anual. Já a receita caiu 16% na mesma base de comparação, para 6,7 bilhões de reais. O bom resultado veio de um mix maior de produtos entregues e de um impacto cambial positivo no segmento de defesa e segurança. No ano, o lucro da companhia teve alta de 142,3%, para 585,4 milhões de reais. Para 2017, a companhia estima que suas receitas fiquem entre 5,7 bilhões e 6,10 bilhões de dólares.

__

Novo sócio na XP?

Os acionistas da XP Investimentos estão conversando com investidores que demonstraram interesse em comprar uma participação na corretora antes de sua abertura de capital (IPO). As informações são do site Brazil Journal, do jornalista Geraldo Samor. Segundo reportagem, o preço da transação ajudaria a balizar o valor de mercado que a XP vai buscar em seu IPO. Por enquanto, a ambição é realizar uma oferta de ações que avalie a XP entre 12 bilhões e 15 bilhões de reais. A reportagem informa que depois que formalizou seu plano de IPO, a XP e seu maior acionista individual, a General Atlantic (GA), foram procurados por alguns fundos soberanos e family offices interessados num investimento de longo prazo na empresa.

__

Setubal na Shell

O atual presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, foi convidado e aceitou ser indicado pela petroleira anglo-holandesa Shell para assumir uma vaga em seu conselho de administração. Setubal precisa passar por aprovação na assembleia-geral de acionistas anual da petroleira, marcada para 25 de maio. Se for aprovado, poderá assumir o novo cargo em 1o de outubro de 2017. Setubal será substituído por Cândido Bracher na presidência do Itaú em abril. O ex-presidente será copresidente do conselho de administração do Itaú.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

“Bolha das ações de IA começou a estourar”, diz Gavekal; entenda o porquê

O que chamou atenção na divulgação de resultados da Petrobras, segundo o BTG Pactual

Ibovespa retoma patamar dos 130 mil pontos com inflação e Galípolo no radar; dólar cai a R$ 5,51

Falas do Galípolo, IPCA e repercussão de Petrobras: o que move o mercado

Mais na Exame