Mercados

Avião solar bate recorde em travessia pelos EUA

O Solar Impulse percorreu 1.541 quilômetros, a maior distância já cumprida por um avião solar


	O avião sobrevoa a cidade de Phoenix: a meta é que a aeronave possa realizar um voo ao redor do mundo em 2015
 (AFP)

O avião sobrevoa a cidade de Phoenix: a meta é que a aeronave possa realizar um voo ao redor do mundo em 2015 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 13h17.

Priorizar nos meus resultados Google

Los Angeles - O Solar Impulse, primeiro avião tripulado que voa de dia e à noite movido exclusivamente a energia solar bateu, nesta quinta-feira, um novo recorde, ao completar a segunda etapa da sua travessia pelos Estados Unidos. Foram percorridos 1.541 quilômetros, a maior distância já cumprida por um avião solar.

O recorde anterior também havia sido alcançado pela aeronave há um ano, quando completou o percurso de 1.116 quilômetros entre a Suíça e a Espanha.

O projeto, idealizado e comandado por dois pilotos suíços, tem como objetivo demonstrar o que pode ser conquistado sem combustíveis fósseis. A meta é que a aeronave possa realizar um voo ao redor do mundo em 2015.

O avião revolucionário pousou no aeroporto Dallas-Fort Worth, no Texas, às 01h08 do horário local, depois de um voo de 18 horas e 21 minutos que saiu de Phoenix, no Arizona.

"Essa etapa foi particularmente difícil por causa de ventos fortes na hora da aterrissagem. O piloto precisa ficar acordado por mais de 20 horas, sem recorrer ao piloto automático em nenhum momento", explicou o piloto André Borschberg, que tem a marca do voo mais longo com energia solar: 26 horas.

Depois de Dallas, o avião solar viajará para Saint Louis, no Misouri. No meio de junho, partirá para o aeroporto Dulles, próximo à capital Washington. O Solar Impulse chegará ao seu destino final em julho: o aeroporto Kennedy, em Nova York.

O avião permanece vários dias em cada local de escala para permitir que a população o conheça e converse com os pilotos. A aeronave, de 1,6 tonelada de fibra de carbono, teria condições técnicas para fazer o voo sem escalas, mas as autoridades proibiram o feito porque o avião só tem lugar para um piloto, que só pode voar por até 24 horas.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaPaíses ricosEstados Unidos (EUA)VeículosEnergiaEnergia solarTransportesAviões

Mais de Mercados

Apple demite 60 funcionários e reduz foco no Vision Pro

Quem são as farmacêuticas que produzem 'cópias' do Mounjaro no Paraguai

Ibovespa reage, fecha acima dos 171 mil pontos e acumula alta de 2,45% na semana

Ibovespa dispara e volta aos 170 mil pontos com Vale e bancos