Mercados

As small caps que fazem barulho em 2011

Polêmica Mundial é a líder do índice das empresas de baixa capitalização de mercado

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2011 às 18h07.

São Paulo – A busca por pechinchas na bolsa vai além das 68 ações que compõem o Ibovespa, o principal índice do mercado brasileiro. A caça também chega às empresas de baixa capitalização de mercado, as chamadas “small caps”. E algumas delas dispararam como um foguete em direção à Lua em 2011, apesar de o índice SMLL, que as representa, ter recuado aproximadamente 20% no período.

Não são muitas, é verdade – apenas 11 papéis dos 75 estão no positivo –, mas a alta de 54% da polêmica Mundial (MNDL4) chama atenção. Nesse caso específico atraiu também a atenção da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da Polícia Federal, que investigam possíveis manipulações com os papéis da fabricante de produtos de beleza, talheres e válvulas hidráulicas, que tem lutado para se reestruturar e reduzir o seu endividamento.

Confira nas fotos a seguir as outras small caps que brilharam ou que despencaram no ano.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasSetor de transporteAlimentos processadosComércioCarnes e derivadosMarfrigMáquinas e peçasEmpresas de internetEnergia elétricaServiçosVarejoB2WAçõesAviaçãocompanhias-aereasSmall capEmpresas italianasGafisaCoelceBanco PanAmericanoSilvio SantosLupatechMundial S.A.Utilidades domésticasEquipamentos e peçasJHSFLe Lis BlancGol Linhas AéreasConstrução civil

Mais de Mercados

Bolsa cai 4,25% no pior dia do ano e fecha a semana com queda de 1,07%

Argentina retorna ao mercado internacional com emissão de dívida em dólar

Dólar sobe 2,31% com efeito Flávio Bolsonaro e acumula alta de 1,8% na semana

Por que a Bolsa cai após Flávio Bolsonaro confirmar candidatura à presidência