Arcabouço fiscal, alívio nos bancos globais, retomada do consignado e o que mais move os mercados
Ministro Fernando Haddad faz hoje mais uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a proposta para torná-la pública ainda esta semana
Modo escuro
Painel de cotações na B3: Ibovespa saltou 1,5% no último pregão (Germano Lüders/Exame)
Publicado em 29 de março de 2023, 07h32.
Última atualização em 29 de março de 2023, 07h45.
O dia D para o arcabouço fiscal está se aproximando. Hoje o ministro Fernando Haddad faz mais uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a proposta. O encontro deve ser conclusivo e o novo marco fiscal deve se tornar público ainda esta semana. Essa expectativa animou o mercado ontem, fazendo o Ibovespa não só voltar ao patamar dos 100 mil pontos, como superá-lo, marcando 101.185 pontos.
Lá fora, os mercados asiáticos avançaram com as novidades do grupo Alibaba, que anunciou a separação de seus negócios em seis unidades e pode fazer IPO deles. A bolsa de Hong Kong subiu 2,06%. A alta de 1,54% do minério de ferro em Dalian também impulsionou as bolsas.
Na Europa, o bom humor vem pelo alívio na crise do setor bancário. Em Zurique, a alavanca para as ações do UBS e do Credit Suisse é a notícia de que Sergio Ermotti vai voltar a ser CEO do UBS. Ele dirigiu o banco por nove anos. Nos futuros americanos a fotografia dessa manhã também era de otimismo.
Desempenho dos indicadores próximo às 7h (de Brasília)
- Dow Jones futuro (Nova York): + 0,79%
- S&P 500 futuro (Nova York): + 0,94%
- Nasdaq futuro (Nova York): + 0,92%
- DAX (Frankfurt): +0,76%
- CAC 40 (Paris): +1,24%
- FTSE 100 (Londres): +0,73%%
- Stoxx 600 (Europa): +0,85%
- Hang Seng (Hong Kong): +2,06%
Quais os balanços do dia?
A temporada de balanços do quarto trimestre chega a sua última semana. São sete os balanços nesta quarta-feira. Veja a lista:
- Agrogalaxy (AGXY3)
- Celesc (CLSC3)
- Equatorial (EQTL3)
- Lupatech (LUPA3)
- Orizon (ORVR3)
- Nexpe (NEXP3)
- Veste (VSTE3)
Veja também
Retomada do consignado
O Bradesco e a Caixa Econômica Federal anunciaram ontem que devem voltar a operar normalmente a linha de crédito consignado do INSS – a Caixa já ontem e o Bradesco a partir de hoje. A decisão ocorre após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovar o aumento da taxa do desconto em folha para 1,97%. Já os juros para o cartão consignado serão de 2,89%.
O empréstimo consignado estava suspenso há 13 dias, após o ministro da Previdência, Carlos Lupi, ter aprovado no CNPS redução do teto dos juros de 2,14% ao mês para 1,70%.
Como o Ibovespa fechou no último pregão?
O Ibovespa manteve a toada de recuperação e subiu 1,5% na terça-feira, 28, para para 101.185 pontos. O movimento ocorreu na contramão do exterior, com investidores avaliando a ata da última reunião do Copom, divulgada hoje mais cedo, e de olho na divulgação do arcabouço fiscal. Na bolsa, as commodities avançaram e ajudaram a manter o índice no positivo.
Créditos

Beatriz Quesada
Repórter de InvestFormada pela USP, trabalha na cobertura de mercados e negócios na EXAME. Foi repórter na revista Capital Aberto e produtora na Rádio Band News FM.
Raquel Brandão
Repórter de InvestJornalista há mais de uma década, foi repórter do Estadão, passando pela coluna do comentarista Celso Ming. Também foi repórter de empresas e bens de consumo no Valor Econômico. Na Exame desde 2022, cobre companhias abertasÚltimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais