Mercados

Ações da TAM disparam 8,5% em primeiro pregão após fusão

Papéis decolam para o topo do Ibovespa na manhã desta segunda-feira; segundo analistas, ações devem continuar subindo

Mesmo após valorização de 28% na sexta-feira e alta de 8,5% hoje, ainda há espaço para ações da TAM crescerem, dizem analistas (.)

Mesmo após valorização de 28% na sexta-feira e alta de 8,5% hoje, ainda há espaço para ações da TAM crescerem, dizem analistas (.)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2010 às 12h02.

São Paulo - O mercado continua eufórico com a notícia da fusão entre as aéreas TAM e a Lan Chile, anunciada na última sexta-feira (13). Naquele dia, as ações da maior companhia área brasileira fecharam valorizadas em 28%. Nesta segunda-feira (16), após uma hora de abertura do pregão, as ações da TAM operam em alta de 8,5%, negociadas a 39,28 reais. Enquanto isso, o Ibovespa opera em leve alta de 0,11%.

Na sexta-feira, a companhia área brasileira anunciou que pretendia fundir as operações com a empresa chilena e criar uma nova holding denominada "LATAM". A notícia já havia sido antecipada por EXAME. As ADRs (American Depositary Receipts) da Lan, negociadas em NY, também operam em alta na manhã de hoje, valorizadas em 2,94%, com preço de 28 dólares por papel.

Papéis podem decolar ainda mais

Segundo análise da corretora Socopa, ainda há espaço para maior valorização nos papéis da companhia mesmo após a forte alta. "Com base na cotação de fechamento das ações da LAN na sexta-feira, os papéis da TAM foram avaliados em aproximadamente R$ 43,50, havendo ainda espaço para apreciação das ações".

A partir de agora, ressalta a corretora, os papéis da TAM devem acompanhar o desempenho das ações da LAN. A corretora mantém a TAM como “top pick” e fixou o preço teórico por ação em 45 reais.

Mesmo com a valorização estratosférica obtida na sexta-feira, a taxa de conversão permanece favorável ao acionistas da TAM, avalia o Santander. O cenário mais provável é de valorização dos papéis da TAM, e não depreciação da LAN, até a convergência dos dois papéis, diz o analista Caio Dias. “O preço de fechamento da sexta-feira resulta numa razão de 0,77, a qual acreditamos que deva rapidamente convergir para  a relação TAM/ LAN de 0,9".

Acompanhe, em tempo real, teleconferência da TAM sobre a fusão com a Lan Chile e seus resultados do seguntro trimestre.

Siga as notícias do site EXAME sobre Mercados no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAçõescompanhias-aereasLatam

Mais de Mercados

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor