Mercados

Ações sofrem pressão de queda em mercado da Indonésia

Aumento dos yields dos Estados Unidos está dificultando o financiamento dos déficits de conta corrente pelos países emergentes

Rúpias indonésias: moeda bateu 10.475 por dólar, com as ações e os mercados de títulos se enfraquecendo após dados terem mostrado aumento no déficit de conta corrente (Getty Images)

Rúpias indonésias: moeda bateu 10.475 por dólar, com as ações e os mercados de títulos se enfraquecendo após dados terem mostrado aumento no déficit de conta corrente (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 09h35.

São Paulo - A moeda indiana atingiu mínimas recordes e os mercados na Indonésia tiveram fortes quedas, em uma evidência do quanto o aumento dos yields dos Estados Unidos está dificultando o financiamento dos déficits de conta corrente pelos países emergentes.

A turbulência elevou a cautela do investidor, antes da divulgação, na próxima quarta-feira, ata da última reunião de política monetária do Fed, com muitos temendo que ela possa aumentar a confusão sobre o momento em que o banco pode reduzir seu estímulo.

A rúpia indonésia bateu 10.475 Por dólar, menor valor em quatro anos, com as ações e os mercados de títulos se enfraquecendo após dados terem mostrado um forte aumento no déficit de conta corrente do país.

O Jakarta Composite Index (JCI) fechou em queda de 5,58 por cento, a 4.313 pontos, baixa mais acentuada em apenas um dia desde outubro de 2011.

A tensão se mostrou no índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, que às 8h17 (horário de Brasília), caía 0,96 por cento. O índice tinha fechado a semana passada com ganho de 1,45 por cento, mas isso havia apenas recuperado terrenos perdido nas duas semanas anteriores.

Como de costume, o índice japonês Nikkei seguiu seu próprio rumo e subiu 0,79 por cento nesta segunda-feira, deixando de lado os dados que mostraram o terceiro maior déficit comercial já registrado no país, à medida que as importações cresceram mais rápido que as exportações.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIndonésia

Mais de Mercados

BTG vê "ventos favoráveis" e volta recomendar compra da Klabin; ações sobem

Ibovespa fecha em queda e dólar bate R$ 5,81 após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento

Unilever desiste de vender divisão de sorvetes para fundos e aposta em spin-off