Operador reage em frente à tela do índice DAX na bolsa de valores de Frankfurt (Alex Domanski/Reuters)
Da Redação
Publicado em 23 de outubro de 2012 às 07h32.
As ações europeias caíam nesta terça-feira, ao passo que resultados corporativos do terceiro trimestre apresentaram um quadro misto, atingindo o menor nível em uma semana, o que analistas dizem que pode encorajar investidores a voltar para o mercado.
O grupo sueco Alfa Laval liderava as perdas, caindo 5,73 por cento depois que seus resultados vieram abaixo das expectativas, e com a empresa prevendo --no melhor dos casos-- demanda estável no restante do ano.
"Tem havido um elemento de decepção (nos resultados) até agora, à medida que alguns dos comunicados continuam pressionados dado o ambiente econômico global", afirmou o estrategista de ações do Barclays Wealth, Henk Potts.
"No entanto, qualquer fraqueza deve ser usada pelos investidores para aumentar sua exposição a uma classe de ativos que continua a ter desempenho superior. Gostamos de tecnologia, energia e consumo." Às 8h18 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,72 por cento, para 1.099 pontos, depois de cair para 1.098 pontos, o menor nível desde 16 de outubro.