Mercados

Ação da PT SGPS afunda quase 5% e atinge mínima recorde

A PT SGPS tem como principal ativo uma participação de 27,5 por cento na brasileira Oi, na qual é a maior acionista


	Logo da Oi: a PT SGPS tem como principal ativo uma participação de 27,5 por cento na brasileira Oi
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Logo da Oi: a PT SGPS tem como principal ativo uma participação de 27,5 por cento na brasileira Oi (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2015 às 10h27.

Lisboa - A ação da PT SGPS caía quase 5 por cento nesta quarta-feira, tendo atingido uma nova mínima histórica, penalizada pelos crescentes receios de que não será reembolsada de uma parte substancial do calote de 900 milhões de euros com o investimento em dívida da Rioforte, que foi alvo de um bloqueio judicial de bens, segundo operadores.

"A queda tem a ver com a enorme incerteza em relação à dívida da Rioforte. Simplesmente não sabemos até que ponto é que está perdido aquele valor", disse Alfredo Mendes, operador do Banco Best, em Lisboa.

Na terça-feira, a procuradoria-geral portuguesa anunciou que o Ministério Público do país bloqueou bens dos Espírito Santo, incluindo da falida holding Rioforte e de membros da família, visando garantir indenizações a lesados caso os inquéritos sobre eventuais crimes resultem em condenações.

O papel da companhia chegou a ser negociado a 0,4750 euro, mínima intradia. Às 9h44 desta quarta-feira, perdia 4,79 por cento, a 0,4770 euro.

As ações fecharam com queda de 3,09 por cento na sessão anterior.

"Sempre que a PT SGPS apresentar resultados, terá de ir considerando essa perda e estas questões e complicações legais têm um impacto negativo. O mercado continuará a especular sobre quanto será recuperado e quando", frisou.

A PT SGPS tem como principal ativo uma participação de 27,5 por cento na brasileira Oi, na qual é a maior acionista.

Acompanhe tudo sobre:3GAçõesbolsas-de-valoresBrasil TelecomEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasOiOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelemar

Mais de Mercados

Ações da Microsoft caem até 7% no aftermarket após resultados do 2º trim.

Musk diz que Tesla (TSLA34) pode lançar direção 100% autônoma na China até o final do ano

Às vésperas da decisão do Copom, Ibovespa opera em queda puxado por commodities

Dez empresas vão disputar 37,5 milhões de barris de petróleo da União

Mais na Exame