Investidores do Santander já sentem falta de Dom Emilio (Javier Soriano/AFP)
Karla Mamona
Publicado em 12 de janeiro de 2015 às 08h01.
São Paulo - Veja o que você precisa saber.
1- Eike causou prejuízo bilionário a bancos, diz jornal. Os bancos foram um dos maiores perdedores com a queda de Eike Batista e suas empresas. Segundo cálculo da Folha de S. Paulo, os bancos tiveram prejuízo de 7,9 bilhões de reais por causa do empresário; o valor é quase 30% do prejuízo causado na praça.
2- Telecom Italia planeja recompra de bônus e nova emissão. A Telecom Italia disse nesta segunda-feira que planeja emitir nova dívida e usar parte dos recursos para recomprar títulos mais velhos para refinanciar sua dívida antes do vencimento, aproveitando taxas de juros baixas em mercados financeiros.
3- Presidente da assembleia da PT defende fim de fusão com a Oi. O presidente da assembleia-geral da PT SGPS, António Menezes Cordeiro, defendeu a anulação do contrato de fusão da Portugal Telecom (PT) com a Oi.
4- Petrobras nega criação de empresas para burlar fiscalização. A Petrobras negou que a existência de Sociedades de Propósito Específico (SPE), do tipo projeto estruturado (project finance), constituídas pela companhia, represente uma rede de empresas paralelas criadas para evitar a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), conforme foi publicado em matéria do jornal O Globo na edição de domingo.
5- Investidores do Santander já sentem falta de Dom Emilio. A decisão tomada por Ana Botín de arrecadar 7,5 bilhões de euros (US$ 8,9 bilhões) em novos fundos para o Banco Santander SA deixou alguns investidores indignados e com saudades dos dias em que o pai dela dirigia o banco.
6- Bônus em bancos de investimento vão cair até 25% neste ano. Os executivos de bancos de investimento do Brasil terão mais um ano desencorajador nesta temporada de pagamento de bônus, que termina em fevereiro.
7- Arábia Saudita e Venezuela debatem preços do petróleo. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se encontrou com o príncipe herdeiro saudita, Salman bin Abdul-Aziz, um dia depois de ter se reunido com a maior autoridade do regime iraniano, o aiatolá Ali Khamenei. O tema de ambas as conversas foi a queda nos preços do petróleo.
8- Venda de veículos cresce mais no interior. Por um bom tempo, o charme da pequena Itupeva, a 70 quilômetros de São Paulo, era ter um único semáforo, na principal avenida da cidade, a Brasil. De um ano para cá, contudo, a cidade ganhou mais oito, e o congestionamento não para de aumentar.
9- Partidos contemplados em ministério são menos fiéis a Dilma. Nove dos dez partidos contemplados com ministérios no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff encerraram 2014 menos governistas do que em 2011, primeiro ano da petista à frente do Palácio do Planalto. Essa queda foi sentida não só em aliados ressentidos com o governo, como o PMDB, mas até no PT.
10- Impacto do ataque na economia francesa preocupa. A França terá outro desafio importante pela frente após os ataques desta semana: impedir que sua economia seja afetada. Analistas avaliam que ainda é cedo para medir o impacto dos atentados em Paris, mas temem a possibilidade de haver uma deterioração da confiança de consumidores e de empresários. Países que já sofreram ataques, como EUA e Grã-Bretanha, amargaram períodos de desaceleração econômica.