Fibria pronta para crescer após reduzir dívida em 3 bilhões de dólares (Ricardo Teles/Fibria)
Karla Mamona
Publicado em 5 de dezembro de 2014 às 07h46.
São Paulo - Veja o que você precisa saber.
1- Acionistas da Oi aprovam venda da PT para a Altice. Em mais um passo rumo ao processo de consolidação do setor de telecomunicações, os acionistas da Oi aprovaram ontem, por unanimidade, a venda da operadora Portugal Telecom (PT) para o grupo francês Altice em reunião do conselho de administração, segundo fontes a par do assunto.
2- Petrobras corre o risco de perder grau de investimento. A Petrobras corre o risco de ser excluída do seleto grupo de empresas com acesso a grandes investidores internacionais, como fundos de pensão e de investimento.
3- 12 ações do setor imobiliário que desabaram em 2014. O IMOB (Índice Imobiliário) acumula perdas de 16% em 2014. Entre as empresas que participam do índice, a Rossi acumula as maior perda, de janeiro a dezembro a ação variou 64%.
4- S&P afirma rating BBB-/BBB+ para Eletrobras. A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) afirmou os ratings de crédito corporativo da Eletrobras em BBB- para moeda estrangeira e BBB+ para moeda local.
5- Vale irá vender parte de projeto de carvão, dizem fontes. A mineradora Vale deverá vender uma fatia de seu projeto de carvão Moatize, em Moçambique, para a trading de commodities japonesa Mitsui & Co, disseram duas fontes próximas ao tema.
6- Petrobras recorrerá de decisão sobre pagamento adicional. A Petrobras decidiu recorrer da decisão da 6ª Vara da Justiça Federal do Rio, que rejeitou seu pedido para suspender a cobrança, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), de valores questionados de participações especiais da produção no campo de Albacora, na Bacia de Campos.
7- Desafio agora é aumentar rentabilidade, diz Banco do Brasil. O Banco do Brasil sinalizou nesta quinta-feira que pretende voltar a perseguir indicadores de rentabilidade mais próximos aos de seus concorrentes privados e que não mais planeja reduzir o montante do lucro que distribui aos acionistas na forma de dividendos.
8- Fibria pronta para crescer após reduzir dívida em US$ 3 bi. Após quitar US$ 3,3 bilhões em dívidas, a Fibria Celulose SA está pronta para começar a crescer.
9- Escândalos levam a pausa em investimentos na W. Asset. A Western Asset Management Co. está evitando novos investimentos em dívidas corporativas brasileiras devido à duração da investigação de subornos que envolveu a Petrobras e algumas das maiores empresas construtoras do país.
10- Empresas brasileiras estão mais maduras, diz Deloitte. Para Juarez Lopes de Araújo, 2014 foi um ano complicado. Segundo o presidente da Deloitte, empresa de auditoria e consultoria, a Copa do Mundo, eleições e os muitos feriados atrapalharam os negócios no ano. Mesmo assim, a empresa cresceu 12% no ano e espera crescer igualmente em 2015.