Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Mercado castiga Petrobras por queda no lucro e produção; bolsa de Nova York permanecerá fechada nesta terça-feira


	A fraca produção da Petrobras em setembro fez as ações cairem 3,45% no pregão de ontem
 (Germano Lüders/EXAME.com)

A fraca produção da Petrobras em setembro fez as ações cairem 3,45% no pregão de ontem (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 08h25.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- Mercado castiga Petrobras por queda no lucro e produção. O fraco resultado no terceiro trimestre e o recuo na produção de petróleo em setembro para o menor nível em mais de quatro anos derrubaram as ações da Petrobras nesta segunda-feira e levantaram dúvidas sobre uma possível recuperação da empresa no curto prazo. 

2- Bolsa de Nova York permanecerá fechada nesta terça-feira. A Bolsa de Valores de Nova York permanecerá fechada nesta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo, após a passagem do furacão Sandy pela cidade.A administradora do pregão nova-iorquino NYSE Euronext prevê retomar as operações na quarta-feira. 

3- BC do Japão afrouxa política em meio a riscos de recessão. O Banco do Japão, banco central do país, ampliou suas compras de ativos em 11 trilhões de ienes (138 bilhões de dólares) nesta terça-feira, afrouxando a política monetária pelo segundo mês seguido em meio às pressões por ações mais ousadas no combate à deflação e suporte a uma economia à beira da recessão. 

4- Itaúsa tem lucro 5,5% maior no 3º trimestre. A holding controladora do banco Itaú Unibanco, Itaúsa, informou nesta terça-feira que encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido consolidado de 1,343 bilhão de reais, resultado 5,5 por cento acima do obtido no mesmo período do ano passado. A empresa, que também é controladora das empresas Duratex, Elekeiroz e Itautec, obteve lucro de janeiro a setembro de 3,9 bilhões de reais, praticamente em linha com os 3,88 bilhões registrados um ano antes.

5- Bolsas da Ásia fecham em alta e Taiwan sobe 1,28%. A maioria das bolsas asiáticas encerrou no campo positivo nesta terça-feira, com altas modestas. O volume de negociações, contudo, foi baixo, em parte devido ao fechamento dos mercados norte-americanos devido à passagem do furacão Sandy pela Costa Leste dos EUA.


6- Ações europeias avançam e UBS atinge máxima em 15 meses. As ações europeias subiam nesta terça-feira, lideradas pelo banco suíço UBS, que confirmou que irá cortar 10 mil empregos, e pela gigante do petróleo BP, depois que esta aumentou seus dividendos pela segunda vez em menos de um ano. No entanto, espera-se que os volumes sejam limitados, com a enorme tempesdade que atinge a Costa Leste dos Estados Unidos mantendo Wall Sreet fechada pelo segundo dia consecutivo. 

7- PIB da Espanha encolhe 0,3% entre julho e setembro. A economia espanhola encolheu 0,3% entre julho e setembro, um décimo menos do que caíra no trimestre precedente, informou nesta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

8- Inflação pelo IGP-M recua para 0,02% em outubro. O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,02% em outubro, depois de apresentar avanço de 0,97% em setembro, divulgou na manhã desta terça-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa anunciada ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo AE Projeções, que iam de -0,07% a +0,23%, e abaixo da mediana encontrada a partir deste intervalo, de +0,11%.

9- Número de inadimplentes tem maior baixa em 4 anos. O número de brasileiros que saíram da lista de inadimplência atingiu níveis recordes este ano. De janeiro a setembro, 15,1 milhões de CPFs (Cadastros de Pessoa Física) se tornaram aptos a voltar a comprar a prazo, segundo levantamento nacional feito pela empresa de informações financeiras Serasa Experian.

10- Fechada, NYSE planeja testar novo plano de contingência. A operadora da bolsa de valores NYSE Euronext disse que planeja testar um novo plano de contingência para ajudar a retomar a negociação de ações nos Estados Unidos e acrescentou que a área onde acontece seu pregão físico ainda não foi danificada pelo Sandy, uma das maiores tempestades a atingir os Estados Unidos.

Com Agência Estado, EFE, Reuters. 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA