Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

Procura por papéis da Petrobras gera congestionamento nas corretoras; Banco Central coordenará estratégia para conter o real

Acionistas enfretaram problemas com as corretoras no último dia da oferta; segunda data de corte para oferta prioritária é nesta sexta-feira (.)

Acionistas enfretaram problemas com as corretoras no último dia da oferta; segunda data de corte para oferta prioritária é nesta sexta-feira (.)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2010 às 11h37.

1 - Procura por papéis da capitalização da Petrobras  cresce. A demanda por papéis da Petrobras (PETR3); (PETR4) se intensificou na quinta-feira (16), prazo final da oferta para quem já é acionista da petrolífera. Alguns investidores tiveram dificuldade em efetivar as reservas, com congestionamento nos telefones e sites das corretoras. As informações são do Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira (17), a posição acionária dos interessados na oferta prioritária será ajustada.

2 - Banco Central coordenará estratégia para conter o real. O Ministério da Fazenda e o Banco Central (BC) definiram que, neste momento, a estratégia para conter a valorização do real está concentrada no BC. A instituição, que retomou os leilões para compra de dólares, poderá adotar uma postura mais agressiva e intensificar sua ação no mercado à vista adotando uma sequência de vários "leilões-surpresa" de compra da moeda americana em um mesmo dia.

3 - Megaoferta da Petrobras abre caminho para IPOs e ofertas. A conclusão do processo de capitalização da Petrobras deve destravar a fila de novos IPOs (Ofertas Públicas Iniciais de ações) e ofertas daqui para frente, analisa Paulo Dortas, sócio e responsável pela área de IPOs da consultoria Ernst Young. O valor, contudo, ainda está sujeito a ajustes, segundo a Hypermarcas.

4 - Hypermarcas formaliza compra da York por R$95 milhões. A Hypermarcas formalizou na noite de quinta-feira a compra da fabricante e distribuidora de hastes flexíveis, curativos, absorventes e algodões York por 95 milhões de reais. Na ocasião do anúncio da aquisição, em março último, a maior empresa de bens de consumo do país informou que pagaria 100 milhões de reais pela York.

5 - IPC-Fipe acelera para 0,21% na 2ª prévia de setembro. A inflação na cidade de São Paulo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), acelerou para 0,21% na segunda quadrissemana de setembro, ante a elevação de 0,15% na primeira quadrissemana.

6 -  Inflação pelo IGP-10 atinge 1,12% em setembro. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) foi de 1,12% em setembro, após ter atingido 0,46% em agosto, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado anunciado hoje ficou dentro das previsões dos analistas do mercado financeiro, que esperavam uma taxa entre 1,10% e 1,33%, com mediana de 1,20%.

7 - Bolsas da Europa começam a sexta-feira em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta sexta-feira, depois de terem encerrado em queda o pregão passado, devido à divulgação de dados econômicos decepcionantes nos EUA e no Reino Unido, sugerindo uma possível dupla recessão nesses países e na economia global.

8 - Vale consolida posição de maior exportadora do país.  A Vale consolidou em agosto a condição de líder do ranking das maiores exportadoras do Brasil, segundo levantamento mensal divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

9 - Brasil é notificado pela UE sobre retenção de carne.  O Ministério da Agricultura informou hoje que foi notificado pela Direção Geral de Saúde e Consumidores da Comissão Europeia (DGSanco) sobre a retenção de um lote de 20 toneladas de carne processada com quantidade de vermífugo acima do limite aceito pelo bloco europeu.

10 - Confiança americana e inflação brasileira no foco dos mercados.  Após cair sob o peso dos dados desanimadores da economia americana na quinta-feira, o mercado mais uma vez aguarda com expectativa indicadores do país, com a confiança do consumidor da Universidade de Michigan, divulgada às 10h55 da manhã.

 

Leia mais sobre a capitalização da Petrobras

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoIndústrias em geralHypera Pharma (Hypermarcas)AçõesInflação

Mais de Mercados

Fed deve cortar juros e Copom manter a Selic: o que move os mercados nesta Super Quarta

Fed decide juros nesta quarta: o que esperar da última reunião de 2025

Novo 'blockbuster' da Eli Lilly deve vir de nova fábrica bilionária nos EUA

CVM adia regime que simplifica entrada de pequenas empresas na B3