10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira
Vencimentos de opções devem movimentar o Ibovespa; holding da TAM e LAN terá duas classes de ações
Da Redação
Publicado em 18 de agosto de 2010 às 10h05.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 - Vencimentos de opções devem movimentar o Ibovespa. Em dia esvaziado de grandes indicadores e com o fim da temporada de resultados, a sessão do dia é marcada pelo vencimento das opções sobre Ibovespa e dos contratos de Ibovespa futuro. A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado.
2 - TAM terá duas classes de ações, diz jornal. A TAM e a LAN criaram uma estrutura societária com duas classes de ações, uma vez que a família Amaro precisa manter 80% do capital votante da companhia aérea brasileira. Os papéis classe A terão direito a voto, mas não terão valor econômico relevante. As ações classe B não terão direito a voto, mas representarão essencialmente o valor econômico. As informações são do jornal Valor Econômico.
3 - Ministro de Minas e energia vê barril mais próximo dos 10 dólares. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse em entrevista à Folha de São Paulo que o barril de petróleo de áreas com características semelhantes às do pré-sal vale entre US$ 5 e US$ 10, indicando que deve ficar neste intervalo o valor a ser fixado nas reservas que a União usará na capitalização da Petrobras. O "preço justo" será discutido semana que vem, em reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).
4 - Odontoprev e Banco do Brasil devem anunciar associação nos próximos dias, diz jornal. A Odontoprev e o Banco do Brasil deverão anunciar nos próximos dias uma associação na venda de planos odontológicos, de acordo com notícia publicada hoje pelo Valor Econômico. Os pontos de venda do banco passariam a vender também planos da OdontoPrev.
5 - Principais bolsas da Europa amanhecem em queda. As principais bolsas de valores da Europa abriram em baixa nesta quarta-feira, depois de terem encerrado o pregão passado em alta, puxadas pelas ganhos das mineradoras - a alta nos preços dos metais e as notícias sobre os acordos entre empresas do setor haviam impulsionado a subida.
6 - Clima econômico na América Latina tem leve alta, mas há cautela, diz FGV. O clima econômico na América Latina melhorou levemente em julho, em relação a uma perspectiva mais favorável sobre a situação atual, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o instituto alemão Ifo divulgada nesta quarta-feira.
7 - Pedido do IPO da GM e adiado, informam fontes. A General Motors provavelmente não formalizou nesta terça-feira seu pedido de oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) junto à reguladora norte-americana Securities and Exchange Comission (SEC), afirmaram três pessoas com conhecimento sobre o processo.
8 - Bolsa terá programa de milhagem para investidores. A BM&FBovespa (BVMF3) deverá iniciar, em breve, um programa de milhagem para premiar os investidores pessoas físicas que têm o foco de investimentos em ações no longo prazo. Com o nome de Fica Mais, o programa faz parte das medidas para auxiliar a meta de 5 milhões de investidores em ações até o final de 2014.
9 - Fim da temporada de resultados tem Petrobras, Vale e bancos como destaque. A Petrobras encerrou o primeiro semestre com o maior lucro líquido consolidado de uma empresa brasileira, em toda a história, de acordo com a consultoria Economática. A estatal somou 16,021 bilhões de reais no período. A cifra foi 18,2% superior à da primeira metade de 2009. Veja as outras nove.
10 - PIB da OCDE cresce 0,7% no segundo trimestre. O Produto Interno Bruto (PIB) trimestral dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) cresceu 0,7% entre abril e junho, mesmo aumento registrado no primeiro trimestre do ano.