Mercados

10 coisas que você precisa saber para lidar bem com os mercados nesta quarta-feira

Veto à venda da Vivo pelo governo português será julgado hoje; reservas do poço Franco, um dos candidatos da capitalização da Petrobras, devem superar as projeções

Veto à Venda da Vivo pelo governo português será julgado no Tribunal Superior Europeu nesta quarta-feira (.)

Veto à Venda da Vivo pelo governo português será julgado no Tribunal Superior Europeu nesta quarta-feira (.)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2010 às 09h47.

São Paulo- Aqui está o que você precisa saber: 

1 - Veto à venda da Vivo pelo governo português será analisado hoje. O Tribunal de Justiça da União Europeia se reúne nesta quarta-feira (7) para analisar a legalidade do veto imposto pelo governo de Portugal à venda do controle da companhia pela Portugal Telecom (PT) à espanhola Telefónica. A eventual queda do bloqueio pode resultar na transferência de poder na Vivo.

2 - ANP deve definir poço Franco para capitalizar Petrobras. Os estudos iniciais feitos pela certificadora Gaffney, Cline & Associates (GCA) na camada pré-sal já sinalizam que as reservas do poço Franco, um dos candidatos a ser usado na capitalização da Petrobras, devem superar as projeções iniciais. A ANP inicialmente calculava que o poço teria 4,5 bilhões de barris de petróleo, mas os estudos indicam reservas maiores.

3 - ANP devolve bloco concedido à Vale e à Eni.  A Agência Nacional do Petróleo (ANP) confirmou a devolução do bloco BM-S-4, que estava sob concessão da italiana Eni, em parceria com a mineradora Vale. A devolução ocorreu pois a companhia não conseguiu confirmar à reguladora a viabilidade comercial do bloco.

4 - Votações do pré-sal na Câmara são adiadas para depois das eleições. Foi adiada novamente na noite de ontem (6) a votação do projeto que trata da criação do Fundo Social e institui o regime da partilha para a exploração do petróleo no pré-sal. Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, a ausência de muitos deputados devido ao período eleitoral adiou a votação.

5 - Poupança bate recorde do semestre.  Os depósitos superaram os saques nas cadernetas de poupança pelo 14º mês seguido em junho. Dados divulgados hoje pelo Banco Central mostram que houve captação líquida positiva de R$ 4,178 bilhões no mês passado. Esse é o segundo melhor mês de junho da série histórica iniciada em 1994, atrás apenas do resultado de junho de 2002.

6 - Correios vão retomar licitação de franquias. O Tribunal de Contas da União (TCU) deu o sinal verde inicial para que os Correios cumpram o prazo de licitação de franquias até novembro. O edital de licitação da estatal, que vem sendo alvo de diversos questionamentos na Justiça, obteve parecer favorável do relator da matéria no tribunal. "O meu voto é a favor dos Correios", afirmou o ministro José Jorge, em entrevista ao Estado.

7- Encomendas à industria alemã caem pela primeria vez no ano. As encomendas à indústria da Alemanha diminuíram pela primeira vez neste ano em maio, caindo 0,5 por cento no mês, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira. A pressão veio do volume abaixo da média de grandes encomendas.

8 - Copasa terá novo plano previdenciário. A Copasa informou hoje a acionistas e ao mercado a aprovação da nova estratégia previdencial da companhia, com o fechamento do atual Plano de Benefícios Previdencial, a criação do Plano COPASA Saldado e do Novo Plano COPASA, na modalidade de Contribuição Definida.

9 - IGP-DI desacelera para 0,34% em junho. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta para 0,34% em junho, após subir 1,57% em maio, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O período de coleta de preços para o IGP-DI de junho foi do dia 1º a 30 do mês passado.

10 - Bolsas da Europa em baixa nesta quarta-feira. As principais bolsas de valores da Europa abriram em baixa nesta quarta-feira, depois de terem encerrado o pregão de ontem em alta acentuada, por conta do setor de commodities, cujas ações tiveram grande procura e lideraram os ganhos dos investidores.

 

Acompanhe tudo sobre:3GAçõesEmpresasEuropaInflaçãoOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesVivo

Mais de Mercados

Amil e Dasa recebem aval do Cade para criarem rede de hospitais e clínicas

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira

Marcopolo avança na eletrificação com aquisição de participação em empresa chilena