Exame Logo

BTG lança primeiro fundo de índice de ações de commodities do Brasil

O ETF reúne 29 empresas brasileiras de commodities responsáveis por 97% das exportações do setor

Atualmente, as commodities representam 65% das exportações brasileiras (Beawiharta/Reuters)

Karla Mamona

Publicado em 30 de novembro de 2021 às 14h57.

Última atualização em 30 de novembro de 2021 às 19h53.

O BTG Pactual (BPAC11), em parceria com a Teva Indices, anuncia nesta terça-feira, 30, o lançamento do ETF BTG Pactual Teva Ações Commodities Brasil Fundo de Índice (CMDB11), fundo que replica o índice Teva Ações Commodities Brasil, negociado em bolsa. O ETF está disponível na B3, com investimento mínimo de 10 reais e taxa de administração de 0,50% ao ano.

Trata-se do primeiro fundo de índice de ações de commodities do mercado brasileiro. O ETF reúne 29 empresas brasileiras de commodities responsáveis por 97% das exportações do setor. Dentre as companhias que compõem o ETF estão empresas que atuam em mineração e metalurgia, alimentos de carnes e derivados, papel e celulose, açúcar e álcool, extração de petróleo e produção agrícola.

Veja também

Aprenda quais são os tipos de investimento e como montar sua própria carteira neste curso completo e acessível da EXAME.

Will Landers, sócio e head de renda variável da BTG Pactual Asset Management, explica que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities no mundo, que segue com tendência de alta puxada pela recuperação da demanda internacional. “O ETF CMDB11 nasce como ótima alternativa doméstica para diversificar os investimentos, apostando em um setor atrelado à economia global, com receita dolarizada.”

Já Gabriel Verea, CEO da Teva, acrescenta que um índice baseado em empresas produtoras e exportadoras de commodities é uma forma inovadora de olhar um setor relevante da economia brasileira. “São poucos países que comportam uma estratégia semelhante", diz.

Entre julho de 2016 e outubro de 2021, o índice acumulou uma performance de 254,4% ante 98,2% do Ibovespa no mesmo período. Atualmente, as commodities representam 65% das exportações brasileiras. No mercado global, o Brasil representa 50% do comércio mundial de soja, 13,4% da produção global de carnes e 4% da produção de petróleo.

"Dado o cenário, vemos uma tendência de aumento da participação desses setores no PIB brasileiro e de valorização dessas companhias no mercado global. O ETF CMDB11 passa a ser mais uma ótima opção de investimento e faz parte da estratégia do BTG Pactual de sempre desenvolver produtos com foco no cliente, oferendo melhores opções de acordo com o momento da economia", finaliza Landers.

Acompanhe tudo sobre:BTG+CommoditiesETFs

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame