Inteligência Artificial ameaça 32.000 empregos em agências de publicidade até 2030, prevê Forrester
Pesquisa sobre o mercado do EUA mostra que a tecnologia impactará predominantemente funções administrativas, de vendas e de pesquisa de mercado
Repórter
Publicado em 16 de junho de 2023 às 10h43.
Última atualização em 16 de junho de 2023 às 13h13.
No momento em que muitas empresas tentam entender o impacto da inteligência artificial (IA), por meio de ferramentas como o ChatGPT implementada nos negocios,a consultoria Forrester se lançou a entender quando isso poderá ser sentido de forma mais expressiva em relação ao mercado publicitário.
Em pesquisa feita nos EUA, os dados mostram que a IA têm potencial para substituir cerca de 32.000 empregos na força de trabalho das agências nos Estados Unidos até 2030.
- Wilson Sons: controlador avalia futuro do negócio e venda não é descartada
- Estados Unidos x México hoje; veja horário e onde assistir ao vivo
- Netflix registra aumento de assinaturas após cobrar por compartilhamento de senhas
- Virgin Galactic, de Richard Branson, começa voos comerciais ao espaço em junho
- CFO da Disney, Christine McCarthy, deixa o cargo
- Marina Silva recebe alta hospitalar após internação por dores na coluna
A Forrester alerta que quase um terço dos postos de trabalho em agências de publicidade pode estar em risco devido à automação até o final desta década.
No entanto, a empresa ressalta que nem todas as vagas ameaçadas necessariamente serão ocupadas definitivamente por tecnologia.
Humano vs. robô
A automação apresenta um risco maior para os empregos que envolvem funções físicas ou orientadas a processos, pois essas atividades seguem um conjunto definido de instruções, que podem ser facilmente replicadas por máquinas.
Segundo a Forrester, esses tipos de funções incluem as administrativas, que representariam 28% das perdas de emprego, bem como posições em vendas (22%) e pesquisa de mercado (18%).