Só para Android: Google libera nova função que permite IA controlar partes do celular
No dispositivo de alguns usuários, o Gemini já pode acessar a tela do celular e responder perguntas a respeito de seu conteúdo


Redatora
Publicado em 24 de março de 2025 às 14h34.
Última atualização em 24 de março de 2025 às 14h34.
O Google começou a lançar novos recursos do Gemini Live, inteligência artificial que permite conversas mais aprofundadas com o chatbot do Google nos smartphones. Com o novo recurso, o Gemini poderá ver a tela do celular e responder perguntas em tempo real, confirmou um porta-voz do Google ao site de notícias The Verge.
Há um registro de um usuário Android ativando a camada do Gemini e vendo um botão “Compartilhar tela com Live". Em baixo dele, outro botão diz: "Perguntar sobre a tela".
O mesmo usuário, que usava um telefone da Xiaomi e era assinante do Google One, também teve acesso a capacidades em tempo real da câmera, que pode ser acessado ao abrir a interface completa do Gemini Live e iniciar um vídeo ao vivo.
You can now share your screen (mobile) to Gemini Live?
by u/Kien_PS in Bard
Um dia depois o mesmo usuário postou outro vídeo dizendo que era uma pequena demonstração do Projeto Astra, do Google. Segundo o The Verge, o recurso demonstrado faz parte da capacidade leitura de tela, que já havia sido anunciada pela big tech.
A short demo of Project Astra (Share screen with Live)
by u/Kien_PS in Bard
Os recursos vêm um ano após o Google demonstrar o Projeto Astra, que explora novos usos para assistentes de IA. Em março durante o evento MWC em Barcelona, Espanha, a empresa havia mostrado as capacidades das ferramentas live video e compartilhamento de tela.
Na época, o Google havia informado também que os recursos ficariam disponíveis a partir do fim do mês para usuários do Google One AI Premium ou do Gemini Advanced.
O segundo recurso anunciado pelo Google no MWC, o live video, permite que o Gemini interprete o feed do smartphone em tempo real e responda perguntas a respeito.
Os principais laboratórios de pesquisa em IA

2 /7(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)

3 /7Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.(Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)

4 /7(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
+ 3