Emmett Shear, fundador da Twitch, assume comando da OpenAI após saída de Sam Altman
Em primeiro ato como CEO, Shear afirmou que pretende iniciar uma investigação para esclarecer a demissão de Altman
Repórter
Publicado em 20 de novembro de 2023 às 08h48.
Última atualização em 20 de novembro de 2023 às 08h53.
O conselho da OpenAI contratou o ex-chefe da Twitch, Emmett Shear, como CEO, desafiando os apelos dos investidores para reintegrar Sam Altman.
A nomeação de Shear foi revelada por ele mesmo através de uma publicação no X, antigo Twitter, onde expressou a rapidez e a importância da decisão. "Recebi uma ligação para considerar uma oportunidade única: assumir como CEO interino da OpenAI. Após uma breve reflexão e consulta à minha família, aceitei", escreveu Shear.
- Microsoft contrata Sam Altman e leva time de funcionários da OpenAI
- EUA e Brasil contribuem para aumento da oferta global de petróleo em 2023, avalia AIE
- Eleições na Argentina: Sem citar Javier Milei, Lula deseja 'boa sorte' ao novo governo
- Trabalhei 7 meses, quanto recebo de décimo terceiro?
- Banco do Brasil renegocia R$ 770 milhões em dívidas do Fies em quatro dias
- Ar-condicionado de janela; veja os melhores modelos a partir de R$ 1,7 mil
Com isso, a posição de Mira Murati, CTO que ficou no cargo de CEO durante o final de semana, volta a ser a de liderança dos times de tecnologia.
A saída de Altman, que ocorreu na sexta-feira anterior, foi resultado de uma decisão do conselho administrativo da OpenAI. O conselho realizou uma "revisão deliberativa", que identificou questões relacionadas à sinceridade da comunicação de Altman com os membros do conselho, afetando sua capacidade de liderança.
Emmett Shear afirmou que pretende iniciar uma investigação independente nos próximos 30 dias para esclarecer a demissão de Altman, que para muitos no Vale do Sílicio, foi motiva por desavenças com o cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever.