Repórter
Publicado em 15 de dezembro de 2024 às 13h35.
O Google anunciou nesta semana uma grande atualização para o NotebookLM, seu sistema de anotações assistido por IA, lançado no Brasil em junho.
Entre várias funções, o NotebookLM é capaz de transformar as anotações em um podcast comentado por anfitriões virtuais. Agora, os usuários poderão interagir diretamente com as IAs, em um recurso chamado de Audio Overviews.
A funcionalidade, que ainda está em fase experimental, permitirá que sejam feitas perguntas aos anfitriões durante a reprodução do conteúdo. Segundo o Google, a experiência é ativada em três passos:
Após a pergunta, [grifar]os anfitriões respondem com base nas fontes coletadas, retornando ao resumo original após a interação. O Google alerta que o recurso pode apresentar pausas ou eventuais imprecisões por ser um experimento em fase inicial.
Além das interações no Audio Overview, o NotebookLM ganhou uma interface renovada, organizada em três painéis:
Outro destaque foi o anúncio do NotebookLM Plus, uma assinatura que oferece cinco vezes mais capacidade para criar resumos e notebooks, personalização de tom e estilo das respostas, notebooks compartilhados em equipes, e maior privacidade e segurança.
Disponível inicialmente para empresas, universidades e organizações, o serviço será integrado ao Google One AI Premium no início de 2025.
O Google também apresentou a plataforma Agentspace, voltada para empresas que desejam desenvolver agentes personalizados de IA.
A ferramenta promete suporte em conversas, respostas a perguntas complexas, sugestões proativas e ações baseadas em informações exclusivas das companhias.
A plataforma oferece integração com aplicativos como Microsoft SharePoint, Jira e ServiceNow, posicionando-se como uma solução completa para ambientes corporativos.