Inteligência Artificial

A IA do Google faz podcasts. E agora você pode participar do "programa"

Novo recurso permite perguntas durante resumos de áudio; Google também anuncia assinatura NotebookLM Plus e plataforma Agentspace para empresas

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 15 de dezembro de 2024 às 13h35.

O Google anunciou nesta semana uma grande atualização para o NotebookLM, seu sistema de anotações assistido por IA, lançado no Brasil em junho.

Entre várias funções, o NotebookLM é capaz de transformar as anotações em um podcast comentado por anfitriões virtuais. Agora, os usuários poderão interagir diretamente com as IAs, em um recurso chamado de Audio Overviews.

A funcionalidade, que ainda está em fase experimental, permitirá que sejam feitas perguntas aos anfitriões durante a reprodução do conteúdo. Segundo o Google, a experiência é ativada em três passos:

  1. Criar um novo Audio Overview.
  2. Tocar no botão “Interactive mode (BETA)”.
  3. Durante a reprodução, selecionar “Join” para interagir.

Após a pergunta, [grifar]os anfitriões respondem com base nas fontes coletadas, retornando ao resumo original após a interação. O Google alerta que o recurso pode apresentar pausas ou eventuais imprecisões por ser um experimento em fase inicial.

Nova interface e plano de assinatura

Além das interações no Audio Overview, o NotebookLM ganhou uma interface renovada, organizada em três painéis:

  • Sources: painel para gerenciar informações coletadas.
  • Chat: espaço para conversar com o chatbot da IA sobre as fontes.
  • Studio: onde os usuários podem criar conteúdos como resumos de áudio e guias de estudo.

Outro destaque foi o anúncio do NotebookLM Plus, uma assinatura que oferece cinco vezes mais capacidade para criar resumos e notebooks, personalização de tom e estilo das respostas, notebooks compartilhados em equipes, e maior privacidade e segurança.

Disponível inicialmente para empresas, universidades e organizações, o serviço será integrado ao Google One AI Premium no início de 2025.

Agentspace: IA personalizada para empresas

O Google também apresentou a plataforma Agentspace, voltada para empresas que desejam desenvolver agentes personalizados de IA.

A ferramenta promete suporte em conversas, respostas a perguntas complexas, sugestões proativas e ações baseadas em informações exclusivas das companhias.

A plataforma oferece integração com aplicativos como Microsoft SharePoint, Jira e ServiceNow, posicionando-se como uma solução completa para ambientes corporativos.

 

Acompanhe tudo sobre:GoogleAppsInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Google investe em startup japonesa para ampliar presença do Gemini no país

China quer rever compra da Manus pela Meta por receio de perda de talentos

Não é o ChatGPT: o negócio nos bastidores que rende bilhões à OpenAI

Como o Pikachu ajuda a sua inteligência artificial favorita a ficar melhor