Conheça o bot no GPT que pode ajudar sua empresa a tomar decisões melhores
De aprendizado de máquina até bots no ChatGPT, a inteligência artificial é o futuro da tomada de decisão empresarial
Ferramenta de inteligência artificial na Exame
Publicado em 14 de novembro de 2024 às 10h30.
Com o avanço da inteligência artificial, empresas estão aprimorando ferramentas para fortalecer a tomada de decisão estratégica.
De acordo com Magno Maciel, CTO da Serafin e professor da Faculdade Exame, essa evolução se apoia em três pilares: o uso de aprendizado de máquina para aumentar a precisão das decisões, a computação quântica para acelerar o processamento de dados críticos e a integração de IA nos fluxos de trabalho, tornando as decisões mais ágeis e conectadas com dados em tempo real.
Aprendizado de máquina e decisões mais precisas
O avanço do aprendizado de máquina oferece às empresas modelos cada vez mais sofisticados, capazes deanalisar grandes volumes de dados e de gerar insights detalhados sobre o comportamento de consumidores, mercados e tendências futuras.
Maciel explica que esses modelos serão essenciais para aumentar a precisão em decisões de negócios, principalmente napredição de cenários e na análise de sentimentosdos clientes.
Contudo, ele alerta para a necessidade de mitigar as “alucinações”, respostas errôneas geradas pelos modelos. Isso, no entanto, deve ser reduzido no futuro.
"À medida que o aprendizado de máquina é aperfeiçoado, a expectativa é que esses erros diminuam, oferecendo aos tomadores de decisão uma base mais confiável", tranquiliza Maciel
Computação quântica e a agilidade na análise para tomada de decisão
A computação quântica representa um salto no poder analítico das ferramentas de IA, tornando-as aptas para analisar informações em uma velocidade e profundidade antes impossíveis.
Maciel destaca que essa tecnologiaimpulsiona decisões de alta complexidade, planejamento estratégico e alocação de recursos em tempo real, pois permite processar cenários múltiplos em frações de segundo.
“Com o aumento da capacidade computacional, a IA será capaz de apoiar decisões empresariais que antes demandavam muito tempo e recursos, oferecendo um panorama analítico completo e ágil”, prevê Maciel.
Integração da IA nos fluxos de trabalho para decisões conectadas
Maciel aponta que a integração da IA nos processos corporativos é um elemento determinante para que as decisões sejam cada vez mais baseadas em dados e conectadas ao fluxo operacional da empresa.
Com o uso de APIs e dispositivos que capturam dados continuamente, as organizações poderão tomardecisões mais informadas e atualizadas com dados em tempo real. Essa conectividade permite, por exemplo, ajustar estratégias de mercado de acordo com dados instantâneos, sem atrasos operacionais.
ADA GPT: o assistente da sua empresa
Dentro da versão paga do ChatGPT, você encontra o ADA, um bot do RadAI Labs capaz de fazer análises de dados profundas, aplicando métodos estatísticos e criando visualizações para facilitar a interpretação de dados.
Com o ADA, os tomadores de decisão podem realizar análises exploratórias que identificam tendências e dados fora do padrão, o que ajuda a entender melhor a viabilidade dos produtos ou serviços, além de suas respectivas performances no mercado.
A ferramenta, por exemplo, permite a criação de gráficos, como a distribuição de vendas ao longo do tempo, para identificar padrões sazonais. Esse tipo de análise visual, que seria manualmente mais trabalhosa, torna-se rápida e direta com o uso de IA, permitindo decisões mais informadas e ágeis.
Outro destaque da ADA é a capacidade de resumir os principais insights da base de dados, mesmo quando o volume de informações é alto ou quando o tomador de decisão não sabe exatamente quais perguntas formular.
“Com a IA integrada ao dia a dia das empresas, a tomada de decisão se torna parte de um processo fluido e constante,tornando o negócio mais adaptável e estratégico”, finaliza Maciel.