Negócios

A tática da Amazon para lidar com reclamações de clientes

Com apenas um ponto de interrogação, presidente da Amazon reencaminha reclamações de consumidores a responsáveis pelas áreas questionadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 15h35.

São Paulo -  Apesar de ser um bilionário e ter muito trabalho à frente da Amazon, Jeff Bezos não deixa seus consumidores na mão. Acessível, o empresário costuma  receber muitos e-mails de clientes no endereço jeff@amazon.com. 

De acordo com a BloombergBusinessweek, quando uma reclamação chega até ele, Bezos costuma encaminhar a mensagem para o responsável pela área questionada com um único adendo:"?".

Segundo a revista, o encarregado de cuidar do assunto precisa, então, correr atrás de muitas respostas antes de dar um posicionamento a Bezos.

No artigo da Businesweek, o autor Brad Stone escreve: "quando os empregados da Amazon recebem um e-mail de Bezos marcado com uma interrogação, eles reagem como se tivesses descoberto uma bomba relógio. Eles geralmente têm poucas horas para resolver a questão que o presidente da empresa sinalizou e preparar uma explicação para o ocorrido, uma resposta que será revisada por uma sucessão de gerentes antes de chegar a Bezos". 

Essa é a estratégia de Bezos para que a voz dos clientes seja sempre ouvida na empresa. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesComércioEmpresas de internetAmazonEmpresas americanaslojas-onlineEmpresáriosConsumidoresjeff-bezos

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo