Putin expressa seu apoio a Maliki na luta contra extremistas
"Putin confirmou o amplo apoio russo aos esforços do governo do Iraque para libertar o território da República dos terroristas", informou o Kremlin
Da Redação
Publicado em 20 de junho de 2014 às 15h42.
Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin , expressou nesta sexta-feira seu apoio ao primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, na luta contra a insurgência sunita no norte do país.
"Putin confirmou o amplo apoio russo aos esforços do governo do Iraque para libertar o território da República dos terroristas", informou o Kremlin.
Segundo o serviço de imprensa presidencial, "Maliki informou ao presidente russo sobre o desenvolvimento da situação política e militar no Iraque e os passos que dão as autoridades na luta contra os grupos terroristas".
"As partes convieram em que as atividades dos extremistas que lutam no território da Síria adquiriram caráter extraterritorial e ameaçam toda a região", disse Putin.
Insurgentes sunitas liderados pelo grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e o Levante tomaram nos últimos dez dias a segunda cidade iraquiana, Mossul, e outras posições no norte em seu caminho rumo a Bagdá.
As potências ocidentais exigiram do xiita Maliki que forme um governo "inclusivo" após a vitória de seu partido nas eleições de abril, nas quais obteve maioria simples no parlamento.
Segundo o Kremlin, na conversa de hoje "as partes também abordaram as questões de cooperação bilateral de interesse mútuo".