Travessia: novela da Globo escrita por Gloria Perez vai explorar tecnologia e metaverso
Construtora do núcleo principal da trama realizará obra no metaverso para construir shopping center, liderada por personagem de Dandara Mariana
Mariana Maria Silva
Publicado em 10 de outubro de 2022 às 16h51.
Última atualização em 10 de outubro de 2022 às 18h22.
Cada vez mais ligadas a temáticas atuais, as novelas trazem os mais variados tópicos às casas brasileiras. O tema da vez na novela Travessia é o metaverso. Com estreia programada para o horário nobre desta segunda-feira, 10, a novela das 9 vai retratar a construção de um shopping center no metaverso.
Acompanhando a história da personagem Talita, interpretada por Dandara Mariana, a novela pretende mostrar a liderança feminina em busca pela inovação no setor imobiliário. A personagem, antenada às novas tendências da tecnologia, irá liderar uma construção de um shopping center pela construtora de Guerra, personagem de Humberto Martins.
“Talita é uma mulher superantenada no novo, nas tendências. Está na empresa com um novo projeto que é fazer o shopping no metaverso”, contou a atriz Dandara Mariana ao Gshow.
O metaverso foi retratado pela primeira vez na obra de ficção Snow Crash, do autor Neal Stephenson em 1992. Apesar de não ser um conceito relativamente novo, o metaverso virou assunto em todo o mundo em 2021, quando o Facebook mudou seu nome para Meta.
Desde então, grandes empresas como Samsung, JPMorgan, Dolce & Gabanna, Adidas, Prada, entre outras, anunciaram a sua entrada no setor, que promete derrubar as barreiras entre o físico e o digital.
Por meio de uma combinação entre as tecnologias blockchain, realidade aumentada e realidade virtual, o metaverso pretende se tornar uma realidade viável para a população em massa no futuro. Nomes relevantes, como Mark Zuckerberg e Bill Gates, acreditam que reuniões, festas e confraternizações poderão ser feitas à distância no ambiente virtual, por exemplo.
No entanto, o espaço da trama da novela Travessia pode vir em bom momento para o metaverso, que demonstra dificuldade em manter níveis de adoção significativos atualmente.
Segundo dados do DappRadar, as duas principais plataformas de metaverso em blockchain recebem números alarmantes de usuários ativos diários. Decentraland e The Sandbox receberam, nas últimas 24 horas, 43 e 2 usuários ativos, respectivamente.
"Hoje, já podemos enxergar metaversos sendo construídos como é no caso de jogos como Decentraland e The Sandbox, porém a adoção ainda está muito restrita para a comunidade que já têm conhecimento sobre Web 3. O boom da exploração da temática metaverso aconteceu por conta do interesse de Mark Zuckerberg no assunto", pontuou Leonardo Carvalho, CEO e cofundador da NFTFY, em entrevista à EXAME.
Um usuário ativo, de acordo com o DappRadar, é definido como a interação de um endereço de carteira exclusivo com o contrato inteligente da plataforma. Por exemplo, ao se conectar no The Sandbox ou Decentraland para fazer uma compra com suas criptomoedas nativas, você será um “usuário ativo”.
Isso significa que a compilação de usuários ativos diários do DappRadar não leva em conta as pessoas que fazem login e vagam por uma plataforma do metaverso ou aparecem brevemente em um evento, como uma semana de moda virtual. Ao Coindesk, Decentraland relatou receber cerca de 8 mil usuários “comuns” diariamente.
No Brasil, o metaverso Xepa.World se destacou ao receber um NFT originário de um quadro queimado do artista Pablo Picasso para uma exposição virtual. No entanto, Jonas Davanço, CEO do Xepa.World, relatou que a pergunta que mais ouviu sempre foi “o que é metaverso” e, por isso, além das iniciativas educacionais da empresa, a abordagem em uma novela de horário nobre será muito bem vinda para trazer o conceito à população brasileira.
"Acreditamos que hoje, com a inserção do tema em produto de tanta visibilidade como é a novela da Globo, com certeza veremos uma nova onda de aceitação tanto da tecnologia quanto dos conceitos envolvidos com o metaverso, transformando novamente o nosso mercado e abrindo novas portas", disse Jonas Davanço, em entrevista à EXAME.
"O ambiente virtual trará uma infinidade de outras ferramentas de comunicação que aumentarão nossa experiência com a internet de uma forma muito mais imersiva. É sem dúvidas um evento transformador que estamos acompanhando com muito otimismo", acrescentou Jonas.
No metaverso, os tokens não fungíveis (NFTs) são protagonistas. Eles são os responsáveis por dar vida a avatares, roupas e os mais variados itens na realidade digital. Por isso, este setor também pode se beneficiar da visibilidade gerada pela novela das 9.
"Acredito que o primeiro passo para popularização do metaverso seja proporcionar educação e visibilidade do conceito para grandes massas, e nada como uma novela na maior emissora de televisão do país para fazer essa contribuição. Não podemos esquecer do poder das novelas na construção da cultura brasileira, ter o metaverso e todas suas possibilidades melhor analisadas na televisão aberta pode ser o ponto de partida para popularização do conceito entre a população mais distante do setor da tecnologia", disse Leonardo Carvalho, da NFTFY. A empresa é especializada na fracionalização de NFTs, os tornando mais acessíveis ao público comum.
Além de Dandara Mariana e Humberto Martins, Travessia contará com um elenco de peso da Globo, como Giovanna Antonelli revivendo a delegada "Helô", Rodrigo Lombardi, Chay Suede, Alexandre Nero, Drica Moraes, Marcos Caruso, Ailton Graça e Alessandra Negrini. A blogueira e ex-BBB Jade Picon também foi confirmada para sua estreia na TV como Chiara.
"Essa tendência a criar realidades paralelas e a viver em mundos que não são físicos me interessam muito. Isso faz parte de uma nova maneira de perceber a realidade", afirmou a escritora Gloria Perez ao GShow sobre a decisão de incluir o tema na trama.
Até quando você vai deixar de investir em crypto? Abra sua conta na Mynt e explore novas formas de investir sem medo. Clique aqui para desbloquear seu mundo crypto.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok