"Substituição do ouro pelo bitcoin vai continuar", diz megainvestidora de Wall Street
Responsável pela Ark Invest, Cathie Wood acredita que bitcoin é um "ouro digital" e que vai ocupar espaço como reserva de valor
Agência de notícias
Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 17h45.
Última atualização em 6 de fevereiro de 2024 às 18h58.
Cathie Wood, CEO da Ark Invest e uma das mais famosas investidoras de Wall Street, afirmou nesta semana que os investidores já começaram a migrar do ouro para o bitcoin após o lançamento dos fundos negociados em bolsa (ETFs, na sigla em inglês) de preço à vista da criptomoeda nos Estados Unidos em janeiro.
“Em relação ao ouro, o bitcoin está em ascensão. Agora há uma tendência de substituição [ do ouro ] pelo bitcoin e achamos que isso continuará agora que há uma maneira mais fácil de acessar o bitcoin”, disse Wood, se referindo aos novos ETFs , incluindo o lançado pela própria Ark Invest.
Tal como o ouro, Wood espera que o bitcoin prove ser um “ativo sem risco” quando o setor bancário mostrar sinais de fraqueza. A CEO da Ark Invest disse que o mercado testemunhou essa característica em março de 2023, quando os Estados Unidos passaram por uma “crise bancária regional” que, na ocasião, resultou em uma disparada de 40% do preço da criptomoeda .
“O índice dos Bancos Regionais estava implodindo e aqui, novamente, o índice dos Bancos Regionais está em alta”, disse ela, acrescentando: “Essa ideia de que [ o investimento na criptomoeda ] se trata de uma fuga para a qualidade ou de uma fuga para a segurança está se reafirmando".
Uma análise recente da gestora Fidelity mostra que a correlação do bitcoin com o ouro aumentou em 2023, enquanto houve uma mudança na relação anteriormente inversa com as taxas de juro, apesar do aumento das taxas em todo o mundo no ano passado.
A correlação contínua de um ano entre o bitcoin e o ouro atualmente está em 0,80 ponto, de acordo com dados da Longtermtrends, no ponto mais alto de todos os tempos.
Em relação ao lançamento dos ETFs , Wood disse que não ficou surpresa com a correção de preço da criptomoeda logo após a estreia dos fundos. Antes do lançamento dos ETFs, Wood previu que o os fundos negociados em bolsa seria um evento de “venda a notícia", ou seja, que resultaria em uma desvalorização do ativo após a precificação da aprovação.
No entanto, ela observou que 15 milhões dos 19,5 milhões de bitcoins atualmente em circulação não foram movimentados em 155 dias e, portanto, permanecem em “mãos fortes”, o que pode indicar que a maioria dos detentores da criptomoeda estão adotando uma perspectiva de longo prazo.
O ETF da Ark atualmente detém cerca de US$ 705,8 milhões em bitcoin, segundo dados da BitMEX Research. Apenas os ETFs da Grayscale, da BlackRock e da Fidelity detêm mais bitcoin que a ARK.
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok