Steve Jobs é apontado como criador do bitcoin após documento ser encontrado em computadores da Apple
Documento que marca a criação do bitcoin foi encontrado escondido em computadores da Apple; criador misterioso da criptomoeda sumiu na mesma época da morte de Steve Jobs
Redação Exame
Publicado em 10 de abril de 2023 às 11h57.
Cofundador da Apple e criador de alguns dos dispositivos mais famosos do mundo como o iPhone, Steve Jobs também pode ter criado o bitcoin, a maior criptomoeda em valor de mercado. Esta é a nova discussão que tomou conta da internet após o documento que detalha o lançamento do bitcoin ter aparecido “escondido” em computadores da Apple.
A proposta original que embasou a criação do bitcoin, explicando seus objetivos e funcionamento, foi encontrada escondida por usuários em todas as versões recentes do sistema operacional de computadores da linha Mac, produzidos e vendidos pela Apple.
- Apple volta atrás e deve demitir um pequeno número de funcionários
- Virgin Orbit, do bilionário Richard Branson, entra com pedido de recuperação judicial
- BRF (BRFS3) compra 1,2 milhão de ações e encerra programa de recompra
- Número de mortos por tornado no sul e no Meio-Oeste dos EUA sobe para 32
- Espaçolaser registra aumento de 19% nas vendas do 1º tri
- RMB torna-se a segunda maior moeda de reserva internacional do Brasil
Chamado de white paper, o documento, intitulado "Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System", foi publicado em 2008. Nele, o autor apresenta a estrutura para os mecanismos subjacentes que alimentam o bitcoin e permitem transações sem um intermediário de terceiros, como um banco ou instituição financeira.
- O futuro do dinheiro está aqui!Abra sua conta na plataforma Mynt e comece a investir em criptomoedas.
Tudo isso foi descoberto recentemente pelo tecnólogo Andy Baio. Ele relatou que estava "apenas tentando consertar sua impressora" e digitalizar um documento com um scanner sem fio quando apareceu um dispositivo chamado "Virtual Scanner II" que ele "nunca tinha visto antes". Por padrão, o Virtual Scanner II mostrava uma foto, mas quando Baio mudou o tipo de mídia de "Foto" para "Documento", encontrou o documento ligado ao bitcoin.
“Eu não estava procurando o documento do bitcoin”, ressaltou Baio. “Eu só estava tentando consertar minha impressora!”. Na postagem, o tecnólogo disse que não há “praticamente nada sobre o assunto em discussões online". Ele compartilhou outro post no Twitter de novembro de 2020 feito pelo designer Joshua Dickens, que também encontrou o documento.
Steve Jobs é Satoshi Nakamoto?
A descoberta levantou a discussão de que Steve Jobs, cofundador da Apple, poderia ser Satoshi Nakamoto, o criador misterioso do bitcoin. Desde a criação da primeira criptomoeda do mundo, a identidade de seu criador, criadora ou criadores nunca foi revelada, permanecendo escondida por trás do pseudônimo até hoje.
Usuários que defendem a teoria de que Steve Jobs pode ser Satoshi Nakamoto apontam que a personalidade anônima sumiu da internet por volta da mesma época da morte do cofundador da Apple.
Steve Jobs morreu em 5 de outubro de 2011, enquanto a última aparição de Satoshi Nakamoto em fóruns da internet foi em 12 de dezembro de 2010.
Estima-se que as carteiras cripto associadas a Nakamoto detêm mais de 1,1 milhão de unidades de bitcoin. Quando a criptomoeda atingiu sua máxima histórica em novembro de 2021 em cerca de US$ 69.000, essas participações valeriam cerca de US$ 73 bilhões, colocando Nakamoto entre as 15 pessoas mais ricas do mundo na época.
Apesar disso, o White paper do bitcoin aparece em computadores Apple apenas a partir do sistema operacional Mojave, de 2018, sete anos após a morte de Steve Jobs, que segundo Steve Wozniak, cofundador da Apple, nunca foi um especialista em programação.
O futuro do dinheiro está aqui!Abra sua conta na plataforma Mynt e comece a investir em criptomoedas.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok