Exame Logo

Rússia pode aceitar bitcoin por petróleo, diz deputado Pavel Zavalny

De acordo com Pavel Zavalny, membro da Comissão de Energia do Duma, a Rússia pode aceitar bitcoin como pagamento por petróleo, mas somente de países considerados amigos, como a China

A medida valeria somente para países considerados “amigos”, como China e Turquia (NurPhoto/Getty Images)
GM

Gabriel Marques

Publicado em 25 de março de 2022 às 12h48.

Última atualização em 25 de março de 2022 às 12h54.

Segundo um membro do comitê Duma, parte do parlamento russo, o país pode começar a aceitar o bitcoin como forma de pagamento para petróleo e outros recursos. A medida valeria somente para países considerados “amigos”, como China e Turquia.

Pavel Zavalny, deputado russo, afirmou em reunião na última quinta-feira, 24, que o país está disposto a vender combustível para países do Oeste (em principal as Américas e grande parte da Europa) por ouro e rublos russos, e para países “amigos” por moeda corrente ou bitcoin.

Veja também

-(Mynt/Divulgação)

“Se eles querem comprar, deixem que paguem ou em moeda física, ou seja, ouro, ou da forma mais conveniente para nós”, disse Zalvalny, que é presidente da Comissão de Energia do Duma. “Com nossos países amigos, que não estão envolvidos nas sanções, as moedas de troca podem ser diferentes, isso é uma prática comum. Também podemos negociar em bitcoin”, completou.

O papel dos criptoativos na guerra entre Rússia e Ucrânia é motivo de muita discussão entre especialistas. Nessa quinta-feira, 24, o CEO da BlackRock, maior gestora do mundo, Larry Fink, afirmou que o conflito deve acelerar a aceitação dos ativos digitais, e também vai fazer com que muitos países repensem suas dependências financeiras em moedas.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptoativosCriptomoedasGasolinaPetróleoRússia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame