Acompanhe:

Sandbox regulatório: CVM recebe 32 propostas e deve escolher sete até abril

Ambiente de testes visa fomentar a inovação e pode desenvolver novos modelos de negócios, regulamentações e causar grande impacto no mercado de capitais

Modo escuro

Continua após a publicidade
 (Carlo Speranza / EyeEm/Getty Images)

(Carlo Speranza / EyeEm/Getty Images)

G
Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 19 de janeiro de 2021 às, 10h46.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou na noite da última segunda-feira, 18, ter recebido 32 propostas de participação para o seu sandbox regulatório, lançado em maio de 2020 e cujas inscrições se encerraram no último dia 15.

"O Comitê de Sandbox da CVM agradece o empenho de todas as entidades que submeteram propostas de participação. Foram recebidas 32 propostas de participação oriundas de seis estados e de uma jurisdição estrangeira. As inovações a serem testadas envolvem diversas atividades regulamentadas pela CVM", diz comunicado oficial da instituição.

Entre as atividades regulamentadas pela CVM estão a análise, a emissão, a distribuição, a negociação e as ofertas públicas de valores mobiliários; os crowdfundings de investimento; os fundos de investimento; serviços de ações escriturais; securitização de direitos creditórios; classificação de risco de crédito; entre muitas outras.

Assim, o sandbox da CVM pode permitir a criação de modelos de negócios e de novas regulamentações com potencial de grande impacto no mercado de capitais, o que faz com que o projeto seja muito relevante para os participantes do mercado.

Agora, um comitê da autarquia irá analisar todas as propostas enviadas e selecionar os projetos aprovados para participar do ambiente de testes. Serão escolhidos até sete participantes para o sandbox regulatório, mas a CVM pode aumentar o número em função das propostas recebidas.

O prazo para a instituição anunciar os projetos escolhidos vai até o dia 30 de abril. Em 3 de maio, os projetos selecionados poderão dar início a sua participação no sandbox regulatório.

O que é o sandbox regulatório da CVM

O sandbox regulatório da CVM é um ambiente experimental, isolado e seguro, em que os participantes recebem autorizações temporárias para desenvolver inovações em atividades regulamentadas no mercado de capitais, e têm sua atuação monitorada e orientada pela autarquia.

É portanto, um ambiente de testes para novas aplicações, que simula o conjunto de regras existentes e permite, assim, o desenvolvimento de novos produtos e serviços com a supervisão do órgão regulador e sem riscos para os participantes.

Como seu principal objetivo é viabilizar novos modelos de negócios, as autorizações concedidas no sandbox são acompanhadas de dispensas de requisitos regulatórios, diminuindo as exigências para atividades regulamentadas e favorecendo a inovação.

Assim, empresas não-reguladas, como fintechs e startups, podem testar seus produtos, serviços e modelos de negócios inovadores no mercado real, com um número restrito de consumidores reais, por um tempo pré-determinado. O regulador observa e monitora o desenvolvimento da nova solução e seu possível impacto no mercado e, ao final do período de testes, o projeto pode ser autorizado ou não a atuar no mercado de forma plena, e novas regulações podem ser criadas com base nesta experiência.

Os sandboxes regulatórios também foram tema do Future of Money, evento realizado pela EXAME para discutir inovação financeira e o futuro do dinheiro. No player acima, você pode ver o debate com especialistas no assunto e entender melhor como esse tipo de ambiente de testes funciona, suas aplicações práticas e os impactos que podem causar no mercado de capitais.

Últimas Notícias

Ver mais
Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs
Um conteúdo Bússola

Como as greves dos funcionários do Banco Central afetam as fintechs

Há um dia

Koin, da Decolar, levanta R$ 36 milhões num FIDC para financiar clientes e quer ir além de viagens
seloNegócios

Koin, da Decolar, levanta R$ 36 milhões num FIDC para financiar clientes e quer ir além de viagens

Há 3 dias

Na China, ministro da Indústria promete 'alcançar novo tipo de industrialização' até 2035
Mundo

Na China, ministro da Indústria promete 'alcançar novo tipo de industrialização' até 2035

Há 4 dias

Por que marcas estão apostando em tecnologia e sustentabilidade no Lollapalooza?
seloMarketing

Por que marcas estão apostando em tecnologia e sustentabilidade no Lollapalooza?

Há 6 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais