Província da Argentina planeja emitir sua própria criptomoeda
A stablecoin, se emitida, será utilizada para financiamentos e transações entre entidades públicas e privadas da região de Misiones
Mariana Maria Silva
Publicado em 22 de julho de 2021 às 12h08.
Última atualização em 22 de julho de 2021 às 12h44.
De acordo com um comunicado oficial publicado pela Secretaria da Fazenda de Misiones no dia 15 de julho, a província argentina promulgou uma lei autorizando a criação de uma stablecoin própria, o que permitirá a criação de uma nova ferramenta para financiamentos e transações na região.
O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados de Misiones e está sendo estudado por um grupo interdisciplinar que inclui Adolfo Safrán, o ministro da fazenda da província.
“Misiones é a primeira província no país a sancionar um quadro conceitual para desenvolver tais ferramentas digitais que estão transformando as finanças e a gestão pública e privada em nível global”, diz a declaração.
Ainda não está claro se a stablecoin - tipo de criptomoeda que é lastreada por ativos reais como ouro ou dólar e que, por isso, tem seu preço atrelado a eles - da província utilizará uma blockchain própria ou se utilizará uma rede pré-existente para seu funcionamento.
A nova lei procura implementar a tecnologia blockchain “com o objetivo de digitalizar informações de forma confiável, transparente, segura, rastreável, e principalmente, ecologicamente amigável”. A tecnologia será utilizada em green bonds, ou títulos verdes que irão rastrear a pegada de carbono absorvida diariamente pelas florestas de Misiones.
Texto traduzido e republicado com autorização daCoinDesk