Por que Hong Kong se transformou em um hub de criptomoedas?
A estrutura “um país, dois sistemas” de Hong Kong permite a exploração da inovação dos ativos digitais com mais liberdade”, disse Ivan Ivanov ao Cointelegraph.
Agência de notícias
Publicado em 24 de dezembro de 2024 às 11h00.
Hong Kong rapidamente se tornou um hud de criptomoedas, posicionando-se como um centro de inovação financeira ao lado dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e de Singapura. Ivan Ivanov, CEO global da WOW Summit, disse que a inovação no setor foi promovida pela combinação de uma forte política regulatória e o status de Hong Kong como uma região econômica especial.
Ivanov disse ao Cointelegraph que o relacionamento especial de Hong Kong com a China continental e a regulamentação robusta permitem que Hong Kong desenvolva um sandbox próprio para inovação financeira e técnica, o que beneficia startups, tecnologias emergentes e investidores institucionais. Ivanov escreveu:
“Você tem a empolgação e o potencial das criptomoedas, mas com a estabilidade e a segurança de um sistema financeiro bem estabelecido. Com as fortes conexões de Hong Kong com o mercado global, especialmente com a China continental, a região especial é um lugar realmente único e promissor para as criptomoedas.”
- GRÁTIS: CONHEÇA AS MELHORES 3 ESTRATÉGIAS PARA INVESTIR EM BITCOIN
Quer saber como investir em cripto? Conheça estratégias recomendadas por especialistas!
O CEO da WOW Summit acrescentou que a política de stablecoins de Hong Kong, que exige que os emissores dos ativos adquiram licenças e mantenham suas reservas fiduciárias em bancos locais, promove a confiança e a transparência nesse setor do mercado de ativos digitais.
Avanços recentes das criptomoedas em Hong Kong
O marco regulatório robusto de Hong Kong cria um clima atraente para os investidores que desejam experimentar o lado positivo da tecnologia de ponta em finanças sem medo de perder fundos em empreendimentos arriscados sem fundamento legal.
Em outubro de 2024, o Departamento de Serviços Financeiros e Tesouraria de Hong Kong (FSTB) estabeleceu regras básicas para a IA em finanças para mitigar os riscos da tecnologia e, ao mesmo tempo, promover a integração com os sistemas existentes.
A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) também anunciou o Project Ensemble em outubro de 2024. A iniciativa entre a HKMA, o Banco Central do Brasil e o Banco da Tailândia explorou liquidações tokenizadas transfronteiriças entre os três países.
A rede Cyberport Web3 de Hong Kong - um centro de negócios estatal que promove a inovação no setor de ativos digitais - agora conta com mais de 270 empresas de blockchain. A rede Cyberport adicionou mais de 120 empresas somente nos últimos 17 meses.
Em novembro de 2024, o ZA Bank, o maior banco digital de Hong Kong, lançou servições de negociação de criptomoedas para seus clientes de varejo. O governo de Hong Kong também propôs isentar os investidores institucionais de ganhos de capital em suas participações em criptomoedas para incentivar o investimento no setor.
Economia digital e você ainda não investe em criptoativos? Conheça a Mynt, uma plataforma BTG Pactual com a melhor seleção de ativos disponível para você explorar novas formas de investir sem medo.Abra agora sua conta gratuitamente.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok