- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Perspectivas 2021: para diretor da ABCripto, DeFi será destaque no próximo ano
Safiri Felix analisa futuro do mercado de criptoativos e aponta projetos de finanças descentralizadas como possível destaque do setor em 2021
Modo escuro
(Divulgação/Getty Images)
Publicado em 27 de dezembro de 2020 às, 14h06.
O especial "Perspectivas 2021" traz desta vez um bate-papo sobre o mercado de criptoativos com Safiri Felix, diretor-executivo da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto). Safiri é economista e atua no setor há mais de sete anos e já fez parte de grandes empresas do mercado cripto e blockchain, como a ConsenSys.
Na entrevista, Safiri diz que as expectativas para o próximo ano são "as melhores possíveis", aponta a possível aprovação de um ETF negociado nos Estados Unidos como a melhor notícia para os criptoativos e também dá palpites e opiniões sobre o bitcoin e o mercado como um todo.
Confira a entrevista:
Future of Money: Qual é sua perspectiva para o mercado cripto em 2021?
Safiri Félix: As melhores possíveis. Otimista não só com relação ao potencial de valorização do bitcoin e ether, impulsionados pelo crescimento da adoção, progresso regulatório e continuidade do fluxo de novos investidores.
FoM: Qual será a altcoin de maior destaque em 2021? Por quê?
SF: O tão esperando lançamento do ETH 2.0 e o modelo de PoS (Proof-of-Stake) coloca a rede Ethereum em um novo patamar, com a perspectiva de atração de cada vez mais capital e criação de novos casos de uso.
FoM: Qual a melhor notícia que pode surgir para o bitcoin e para as criptos de modo geral em 2021?
SF: Aprovação do primeiro ETF negociado nos EUA.
FoM: Qual a pior notícia que pode surgir para o bitcoin e para as criptos de modo geral em 2021?
SF: Problemas relacionados ao Tether (USDT) que tragam limitações sérias para negociação nas principais corretoras globais.
FoM: Qual aplicação em blockchain se tornará mais popular no ano que vem?
SF: DeFi. As aplicações de finanças descentralizadas já foram destaque em 2020, e tem tudo tudo para seguir crescendo com novas aplicações e aumento da demanda, especialmente nos produtos de crédito colaterizado.
FoM: Qual startup blockchain brasileira tem maior potencial de inovação e impacto no mercado para 2021?
SF: Rispar. A solução de crédito usando depósitos de bitcoin como garantia é bastante interessante.
FoM: O que passou despercebido para a maioria no mercado cripto em 2020?
SF: O equivoco da maior parte dos novos investidores em criptoativos em pulverizar seus recursos em altcoins ao invés de concentrarem os aportes em bitcoin. Isso denota uma baixa compreensão sobre o conceito de escassez digital programada, a base fundamental da tese de investimento em criptoativos.
FoM: Qual será o preço do bitcoin em dezembro de 2021?
SF: 200 mil reais.
A série de entrevistas "Perspectivas 2021", publicada pelo Future of Money, da EXAME, pretende mostrar as opiniões de nomes relevantes do mercado, do Brasil e de outros países, para ajudar a traçar um panorama sobre o que esperar do mercado de criptoativos no ano que vem. Para ver todas as entrevistas já publicadas, clique aqui.
Últimas Notícias
Perspectivas 2021
Para Taynaah Reis, da Moeda Semente, mercado cripto deve crescer 150% em 2021
Há 3 anos
Perspectivas 2021
DeFi e security tokens vão crescer e se popularizar em 2021, diz Daniel Coquieri
Há 3 anos
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027
Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro
“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.