Nike compra startup de NFTs para lançar calçados digitais no metaverso
A Nike está entrando de cabeça no metaverso com a compra de uma grande empresa do setor da moda em NFT para conectar pares de tênis físicos às suas versões digitais
Coindesk
Publicado em 14 de dezembro de 2021 às 09h46.
A Nike, gigante multinacional da moda e dos artigos esportivos, acaba de dar um grande passo no metaverso ao adquirir a startup de NFTs colecionáveis RTFKT. Foi a própria RTFKT quem anunciou a aquisição pela Nike, no Twitter. Os termos do acordo não foram divulgados.
A aquisição parece servir como uma luva nos planos da companhia norte-americana. Um dos principais produtos da RTFKT é um sapato híbrido NFT/físico colecionável inspirado na lendária coleção de NFTs CryptoPunks, e o projeto atraiu as manchetes em março, quando uma coleção de calçados digitais em parceria com o artista do mundo dos NFTs FEWOCiOUS vendeu 3,1 milhões de dólares em pares de tênis do metaverso.
A Nike, por sua vez, estava explorando a tecnologia blockchain já em 2019, chegando ao ponto de patentear sapatos tokenizados.
“Esta aquisição é mais um passo que acelera a transformação digital da Nike e nos permite atender atletas e criadores na interseção entre esporte, criatividade, jogos e cultura”, escreveu o presidente da Nike, John Donahoe, em uma publicação. “Estamos adquirindo uma equipe muito talentosa de criadores com uma marca autêntica e conectada. Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e aumentar sua comunidade inovadora e criativa, e estender o impacto digital e as capacidades da Nike”.
A moda do metaverso também é um setor em rápida expansão. Um projeto rival de NFTs de streetwear, o Cryptokickers, assinou o primeiro contrato de calçados digitais com o ex-astro da NBA Wilson Chandler em abril.
Texto traduzido por Mariana Maria Silva e republicado com autorização daCoindesk
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok