- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Programador de 13 anos cria protocolo em blockchain que administra US$1 mi
O indiano Gajesh Naik, de apenas 13 anos, desenvolveu protocolo de finanças descentralizadas que administra milhões de reais em criptomoedas
Modo escuro
(nikkimeel/Getty Images)
Publicado em 17 de junho de 2021 às, 15h00.
Última atualização em 17 de junho de 2021 às, 15h01.
O indiano Gajesh Naik, de apenas 13 anos, escolheu um caminho diferente da maioria das pessoas com a sua idade; no seu tempo livre, ele se dedica à programação e, com algumas das linguagens que aprendeu, construiu uma aplicação em blockchain que administra milhões de reais.
Naik criou o PolyGaj, um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) que roda no blockchain Polygon. Atualmente, o protocolo administra cerca de 1 milhão de dólares em criptomoedas, mas o volume já chegou a 7 milhões de dólares, ou cerca de 35 milhões de reais, quando a Polygon atingiu sua máxima histórica, em maio.
“Eu tinha as habilidades matemáticas básicas, como adição e subtração. Isso era tudo o que era necessário. Depois, comecei a aprender as linguagens de programação”, disse Naik ao site Decrypt, que divulgou a história, sobre como começou a programar. Hoje, cinco anos depois, ele é capaz de programar em C, C++, Java, Javascript e Solidity - esta última, a mais usada para escrever contratos inteligentes baseados no Ethereum, a rede usado pelo Polygon.
O pai de Naik, Siddhivinayak, é formado em ciência da computação e o principal motivador do menino. “Acho que o investimento de recursos que colocamos - especialmente tempo - está valendo a pena agora, graças à atenção que ele tem recebido”, disse, também ao Decrypt. “Estou muito satisfeito”.
Arjun Kalsy, vice-presidente de Growth Marketing da Polygon, duvidou de Naik quando foi contatado por ele pela primeira vez, na época em que o garoto buscava ajuda no desenvolvimento do seu projeto, há pouco mais de um mês. "Eu tinha 100% de certeza de era um golpista" disse Kalsy à publicação. "Tipo, não tem como. Sério? 13 anos de idade? Ele deve ser um cara grande e cabeludo". A dúvida só foi resolvida algumas mensagens depois, quando Kalsy aceitou uma chamada de vídeo de Naik. "Então, eu vi. É realmente um menino de 13 anos".
Apenas saber o significado da sigla DeFi já é algo surpreendente para uma pessoa de apenas 13 anos, já que muitos adultos também não fazem ideia do que seja isso - trata-se de uma nova tecnologia, que utiliza o blockchain para a criação de algoritmos que administram criptomoedas, permitindo a oferta de produtos e serviços financeiros como empréstimos, poupança e muito mais, de forma automatizada e sem intermediários.
Para Kalsy Naik é mais um programador criativo e esperto do que um gênio da programação, já que o PolyGaj é, segundo ele, "um clone do Goose Finance", protocolo de DeFi construído em outro blockchain - a Binance Smart Chain. Kalsy também explicou que os algoritmos que sustentam o PolyGaj vêm de um contrato inteligente chamado "MasterChef", usado por outro protocolo de DeFi bastante conhecido, o SushiSwap.
“Quando você fala sobre programadores, existem dois tipos gerais: o programador matemático, que adora algoritmos e estruturas de dados, e os que são como Gajesh, que estão mais no lado da execução e de negócios. Se ele vir um bom projeto, pode criar algo parecido, mas dificilmente vai inventar um algoritmo para o 'Problema do Caixeiro-viajante' ou algo do tipo”, explicou Kalsy, acrescentando que "Naik é o tipo do cara que pode construir o próximo Facebook ou o próximo WhatsApp".
Apesar do feito impressionante, Naik também é alvo de críticas, especialmente porque o protocolo tem ele próprio como único administrador. “Não são coisas que você atribui a um garoto de 13 anos, mas ele está fazendo um bom trabalho. E ele cumpriu tudo o que disse. Eu sei que ele é genuíno. Ele não é um daqueles caras que fogem com o dinheiro ou algo parecido”, afirmou Kalsy.
Naik mostra não estar muito preocupado com as críticas. "Espero que eu possa ganhar o amor e o respeito dessa comunidade incrível", disse, em uma publicação no blog do projeto. "É o seu apoio que me motiva a desenvolver produtos incríveis!".
No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o seu funcionamento. Confira.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.