Criptoativos

Exchange cripto lança tokens de ações da Amazon, Google, Apple e Tesla

Bittrex Global lança plataforma para negociar tokens que representam frações de ações de algumas das maiores empresas de capital aberto do mundo

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

GR

Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 7 de dezembro de 2020 às 12h43.

Última atualização em 7 de dezembro de 2020 às 14h03.

A exchange Bittrex Global lançou nesta segunda-feira, 7, sua plataforma de negociação de tokens que representam ações de algumas das maiores companhias de capital aberto do mundo, como Google, Amazon, Apple, Facebook, Netflix, Pfizer, Alibaba, entre outras.

Na nova plataforma, usuários da corretora baseada nas Bermudas poderão comprar frações de ações utilizando dólares, tether (USDT) ou bitcoin. O mercado funcionará 24 horas por dia. A ideia é atrair investidores que não posuem capital suficiente para negociar ações no mercado tradicional, além de oferecer uma forma mais rápida e simples de comprar os ativos de qualquer parte do mundo.

"Os sistemas atuais de compensação são ineficientes e complexos, e negociar pequenos volumes pode ser caro e levar dias, o que é totalmente desnecessário, dados os avanços tecnológicos que foram feitos na última década", disse o CEO da Bittrex Global, Tom Albright. "A tecnologia blockchain tem o potencial de ampliar radicalmente o acesso aos serviços financeiros".

A exchange não vai promover a negociação direta das ações das empresas listadas, mas tokens lastreados na proporção de 1 para 1 com os papéis, dandos a seus detentores os mesmos benefícios econômicos de quem negocia as ações tradicionais. A vantagem é poder negociar quantidades menores dos ativos, de qualquer parte do mundo, a qualquer hora do dia ou da noite.

"A Bittrex Global lista tokens que representam contratos derivativos garantidos pelas ações tradicionais subjacentes. Esses tokens são garantidos por ações fornecidas pela DigitalAssets.AG. Eles não podem ser sacados ou resgatados pelas ações subjacentes", explica a companhia, em seu site oficial.

A Bittrex Global, que não é a primeira exchange do mundo a oferecer negociação de tokens que representam ações — em outubro, a FTX anunciou projeto semelhante —, também informou que pretende, em breve, oferecer tokens de ETFs, índices e outros ativos do mercado tradicional.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAmazonAppleCriptomoedasFacebookGoogleTesla

Mais de Criptoativos

Trump anuncia NFTs colecionáveis de si mesmo

Criptomoedas: o que muda com a regulamentação das moedas virtuais aprovada pelo Congresso

Estado de Nova York proíbe 'mineração' de criptomoedas; entenda

Mineradores de Bitcoin serão desligados da rede em caso de crise energética, diz União Europeia

Mais na Exame