Exame Logo

Como se proteger do golpe que roubou R$ 4 milhões dos seguidores de Vitalik Buterin

Criador da Ethereum teve número de celular roubado, resultando em golpe milionário para seus seguidores; saiba como se proteger do SIM Swap

Hackers (Issaro Prakalung / EyeEm/Getty Images)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 11 de outubro de 2023 às 10h30.

O ataque de SIM-swap é uma técnica usada por hackers para obter o controle do número de telefone celular de suas vítimas. Com o controle do número, os golpistas podem usar a autenticação de dois fatores (2FA) para acessar redes sociais, bancos e contas em exchanges de criptomoedas.

Em setembro o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, confirmou que a recente invasão de sua conta no X (antigo Twitter) foi resultado de um ataque de SIM Swap, ou "chip trocado" em português.

Veja também

Com o acesso à conta oficial de um dos nomes mais proeminentes no mercado de criptomoedas atualmente, os hackers conseguiram aplicar outros golpes nos seguidores de Buterin, gerando a perda de aproximadamente R$ 4 milhões.

Como se proteger do golpe SIM Swap

Além de Buterin, muitas outras pessoas já foram vítimas deste tipo de ataque que pode roubar não só dinheiro como dados importantes de suas vítimas. Assista ao vídeo e descubra como se proteger:

Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações para não perder nenhuma novidade! Ou se preferir, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram | Twitter | Telegram | Tik Tok

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasEthereumHackersFraudes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame