Exame Logo

Bitcoin supera opções de investimento no Brasil e acumula maior alta de 2024

Apesar da volatilidade elevada, maior criptomoeda do mundo acumula valorização de mais de 60% até o fim de setembro deste ano

Bitcoin: ativo apresenta maior valorização de 2024 (Reprodução/Reprodução)
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 7 de outubro de 2024 às 17h55.

Apesar de um desempenho mais fraco no terceiro trimestre deste ano, o bitcoin ainda acumula umavalorização de mais de 60% em 2024e, com isso, superou algumas das principais opções de investimento dos brasileiros. As informações fazem parte de um levantamento divulgado por Einar Rivero, CEO da Elos Ayta Consultoria.

De acordo com o levantamento, o ativo que teve o melhor desempenho no terceiro trimestre foi o ouro, que subiu mais de 13,22%. O segundo lugar ficou com o IDIV (Índice de Dividendos), com alta de 7,93%, enquanto o Ibovespa teve valorização de 6,38%. Na ponta negativa ficaram o dólar, com queda de 1,99%, e o IFIX (Índice de Fundos Imobiliários), que caiu 1,24%.

Veja também

Considerando apenas o mês de setembro, o ouro também manteve a primeira posição, subindo 4,8%. Já o segundo lugar ficou com o bitcoin, que teve alta de 3,69%, seguido pelo IHFA (Índice de Fundos Multimercados), que valorizou 0,97%. Os destaques negativos foram o índice de Small Caps, o dólar e o Ibovespa, que caíram respectivamente 4,41%, 3,68% e 3,08%.

O bitcoin também foi destaque no acumulado de valorizações em 2024. De acordo com o levantamento da consultoria, a criptomoeda acumula uma"alta expressiva" de 68,44%. Com isso, ele possui uma ampla distância do segundo colocado, o Índice de BDRs, que teve ganhos de 41,96% no mesmo período. O terceiro lugar é do ouro, com alta de 27,85%.

Ainda no acumulado anual, o pior desempenho é do Índice de Small Caps, com perdas de 13,67%, seguido pelo Ibovespa, que caiu 1,77%, e pelo IFIX, que acumula queda de 0,16% e está "praticamente estável" no período, segundo o levantamento.

A consultoria apresentou também o desempenho das opções mais populares de investimento dos brasileiros nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2024. O bitcoin também é o maior destaque nesse período,com ganhos de 156,59%. A distância para o segundo colocado é ainda maior, com o Índice de BDRs somando 52,98%.

Liderança do bitcoin

Na prática, o dado significa que a criptomoeda mais do que dobrou de valor entre o final do ano de 2023 e os três primeiros trimestres de 2024, mesmo após ter um desempenho alternando entre quedas e lateralidade a partir de junho deste ano.

Para Einar Ribero, "o ano de 2024 tem sido marcado pela volatilidade nas aplicações, com ativos de maior risco, como o bitcoin, apresentando retornos excepcionais, enquanto ativos de renda variável mais tradicionais, como o índice de Small Caps, enfrentam dificuldades. O destaque contínuo do ouro, tanto no terceiro trimestre quanto no acumulado do ano, reflete a busca por segurança em um ambiente de incerteza global".

Apesar disso, é importante lembrar que o bitcoin é um ativo de risco mais elevado que outras aplicações tradicionais e, por isso, precisa ser avaliado dentro de uma estratégia de investimento mais ampla, envolvido diversificação de carteira e uma alocação apropriada para o ativo.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame