Análise: bitcoin tem leve alta com aumento da tensão política na Rússia
De "correção saudável" à resiliência frente aos abalos causados no mercado financeiro pelas tensões entre Rússia e Ucrânia, entenda o cenário para a principal criptomoeda do mundo, do ponto de vista da análise técnica
Mariana Maria Silva
Publicado em 14 de fevereiro de 2022 às 11h36.
Última atualização em 14 de fevereiro de 2022 às 11h58.
O preço do bitcoin se estabilizou na última semana, enquanto o cenário das bolsas não foi nada interessante. As tensões entre Rússia e Ucrânia afetaram os mercados globais e o principal criptoativo se manteve resiliente, enquanto S&P500 teve quedas. A segunda-feira começa otimista com 1,21% de alta na manhã de hoje, 14.
O gráfico diário mostra o preço conseguindo se sustentar acima da média móvel de 21 períodos, mostrando pressão compradora. O Índice de Força Relativa, indicador que mostra força de tendência, apresentou uma queda em relação à semana anterior, mas esse movimento pode ser encarado como uma correção saudável.
A ferramenta de retrações de Fibonacci determina regiões de correção baseadas em proporções de movimento, e o nosso estudo tem por referência o rompimento da linha de tendência de baixa (vermelho), que acompanhava o movimento de queda, e sua superação, que confirma uma melhora de cenário para o bitcoin.
O fechamento positivo da segunda-feira e superação de sua máxima pode levar à formação de um fundo mais alto que o anterior, que formaria uma figura de pivô de alta e confirma a reversão de tendência de curto prazo.
Acreditamos em continuidade de um cenário mais favorável ao bitcoin, e a figura citada tem objetivos de preço nas retrações de Fibonacci do movimento de queda anterior em US$ 52,02 mil (61,8%) e US$ 57,95 mil (76,4%), caso o preço não trabalhe abaixo da média móvel de 21 períodos.
Ethereum (ETH/BTC)
O par ETH/BTC caiu aproximadamente 5,35% na última semana, acompanhando um movimento observado em ativos tradicionais que são altamente relacionados ao setor de tecnologia. O gráfico diário mostra a formação de uma linha de tendência de baixa, confirmando tendência de queda no curto prazo com topos e fundos descendentes.
Observamos a pernada de alta com fundo em 0,05930BTC e topo em 0,08865BTC, que pode ser usada para determinar as retrações de Fibonacci (região de correção baseadas em proporções de movimento). O preço falhou o rompimento da média móvel de 200 períodos em 0,07237BTC, que trouxe mais pressão vendedora e frustrou os comprados.
O momento é de paciência para o ether, dado que o cenário é de piora. Os próximos suportes são o fundo anterior em 0,06500BTC e 0,05950BTC. O cenário de compras só ocorre com o rompimento da linha de tendência de baixa, sendo um bom balizador para a tendência de curto prazo.
*Lucas Costa é mestre em administração e economista pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atuou como pesquisador acadêmico e professor nas temáticas de blockchain, criptomoedas e comportamento de consumo, sendo um dos fundadores do grupo de pesquisa Blockchain UFJF. Foi operador de câmbio em mesa proprietária com foco em análise técnica, e trader pessoa física em mercado futuro. Atualmente, é analista técnico CNPI do BTG Pactual digital, e apresenta a sala ao vivo de análises de maior audiência do Brasil.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok