Esporte
Acompanhe:

Onde estão os últimos campeões da Copa do Brasil por Flamengo, em 2013, e Corinthians, 2009

As equipes disputam hoje a final às 21h45 no Maracanã

Copa do Brasil: Os craques dos títulos nesta competição em 2013, para o rubro-negro, e 2009, para a equipe paulista ficaram na história dos clubes (Thais Magalhães/CBF/Getty Images)

Copa do Brasil: Os craques dos títulos nesta competição em 2013, para o rubro-negro, e 2009, para a equipe paulista ficaram na história dos clubes (Thais Magalhães/CBF/Getty Images)

A
Agência O Globo

19 de outubro de 2022, 17h53

As equipes do Flamengo e Corinthians disputam hoje a final da Copa do Brasil, às 21h45, no Maracanã. Os craques dos títulos nesta competição em 2013, para o rubro-negro, e 2009, para a equipe paulista ficaram na história dos clubes. Anos depois nem todos os jogadores continuam atuando nos campos de futebol. Alguns atletas que fizeram parte da equipe carioca e do Timão naquela época, dois clubes que deixdaram o Brasileiro em segundo plano nesta temporada em busca do caminho mais curto por uma taça, entraram no ramo de finanças, rádio e até mesmo da música.

O Flamengo campeão de 2013 contra o Atlético-PR no Maracanã, no dia 27 de novembro, contou com um público de quase 69 mil torcedores. O domínio rubro-negro carioca foi nas finalizações certas — 7 a 1. Na posse de bola foi equilibrado, 52% para o mandante e 48% para o visitante.

LEIA TAMBÉM:

A vitória foi em um final surpreendente: aos 87 minutos a disputa nos pênaltis já parecia uma realidade, até que Elias realizou um desarme no meio de campo e tocou a bola para Paulinho. A assistência era para Hernane, mas o goleiro Weverton defendeu. Com a sobra ele lançou novamente para Paulinho, que girou para cima da zaga do Atlético-PR e tocou a bola para Elias e fez o gol. As emoções continuaram, aos 94 minutos o artilheiro da Copa do Brasil de 2013, Hernane Brocador, aproveitou e deixou o dele consagrando o Flamengo tricampeão da Copa do Brasil.

A equipe do Fla contava com goleiro Felipe, o capitão Léo Moura, Wallace, Samir, André Santos, Amaral, Elias, Carlos Eduardo, Luiz Antônio, Hernane, Paulinho e o técnico Jaime de Almeida. E onde estão os últimos campeões da Copa do Brasil pelo time carioca?

Léo Moura está no Resenha Futebol Clube, na liga do Fut7 há uma semana se juntando ao ex-companheiro de campo Romulo. O jogador também fundou escolas de futebol com o próprio nome. Já o goleiro Felipe está vestindo a camisa do Paraná Clube, eliminado do Campeonato Brasileiro da série D. Antes de vestir a camisa tricolor, anunciou que vai para um desafio no Capital, em Brasília (DF).

O zagueiro Wallace está jogando pela série B, em Santa Catarina, pelo Brusque Futebol Clube. O Samir, zagueiro, pelo Club Tigres, no México, e marcou seu primeiro pelo clube há 5 semanas. O ex-lateral André Santos não está mais nos campos, mas não saiu das telas de televisão fazendo parte do elenco do reality A Fazenda 14.

O volante Amaral virou faixa azul de jiu-jitsu e jogou pelo CSE (Clube Sociedade Esportiva) da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas, e saiu meado deste ano. Luiz Antônio estreou no Brusque Futebol Clube no meado do ano no Brasileirão. Hernane Brocador está no Brasiliense Futebol Clube e Paulinho no Americano Futebol Clube, sediado em Campos dos Goytacazes (RJ) que participa do campeonato carioca.

Timão

A história do Corinthians ficou marcada em 2009, já que o título da competição quase foi conquistado um ano antes ainda na série B contra o Sport e perdeu no segundo jogo da final. Quando voltou a disputar a série A o time renasceu e buscou um título para presentear a torcida. Além da Copa do Brasil em 2009, o Timão conquistou a taça do Campeonato Paulista e comemorou a chegada de Ronaldo Fenômeno.

Em casa, contra o Internacional, o Corinthians fez 2 a 0 com gols de Jorge Henrique e Ronaldo. Na volta, no Estádio Beira-Rio, novamente abriu o placar e fez 2 a 0 com gols de Jorge Henrique e André Santos. O time adversário até conseguiu empatar, mas não foi o suficiente para a vitória dos gaúchos.

O Corinthians era comandado pelo técnico Mano Menezes e equipe campeã de 2009 foi composta por goleiro Felipe (o mesmo do Flamengo anos depois), Alessandro, Chicão, William, André Santos, Cristian, Elias, Douglas, Jorge Henrique, Ronaldo Fenômeno e Dentinho. Durante a disputa entraram Boquita, Diego Sacoman e Jean, nos lugares de Cristian, André Santos e Dentinho (respectivamente).

Atualmente Ronaldo fenômeno, craque que atuava como centroavante, reconhecido como um dos melhores jogadores de todos os tempos, é empresário, presidente do Real Valladolid, da Espanha, e sócio-proprietário do Cruzeiro. O zagueiro Chicão não é mais atleta profissional de futebol, trabalha com a "rádio Chicão03", no Youtube, e eventos com taça do mundial e libertadores.

O ex-zagueiro William virou sócio e assessor de uma empresa que trabalha levando educação financeira para atletas. O volante Cristian Baroni joga futevôlei na praia, acompanha o filho no futsal e virou cantor de uma banda de música. Já o volante Elias está de volta a série A pelo campeonato espanhol. O meia Douglas agora trabalha com energia solar e Jorge Henrique está jogando Brasiliense Futebol Clube.