Morre Walewska Oliveira, campeã olímpica pela seleção de vôlei, aos 43 anos
Causa da morte ainda não foi divulgada
Agência de notícias
Publicado em 22 de setembro de 2023 às 06h28.
Última atualização em 22 de setembro de 2023 às 06h31.
Morreu nessa quinta-feira em São Paulo, aos 43 anos, Walewska Oliveira, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei. A causa da morte ainda não foi divulgada, segundo o site Itatiaia, que junto com o site Melhor do Vôlei, foram os primeiros a dar a notícia.
Walewska estava na capital paulista para a divulgação de sua biografia. Na quarta-feira chegou a participar de um podcast para falar sobre a publicação e sua vitoriosa carreira.
- Campos Neto vai a encontro de Bancos centrais em Lisboa e a reuniões do G20 em Marrakesh
- Calendário do INSS em setembro: confira datas de pagamento
- Gastos de famílias nos EUA aceleram e crescem 5,5% ao ano em agosto
- Resultado Mega-Sena 2634: ninguém acerta seis dezenas e prêmio vai a R$ 35 milhões
- Quando é o próximo feriado? Outubro terá apenas um prolongado; veja quando
- Mayra Aguiar conquista oitavo ouro pan-americano na volta aos tatames
Quem foi Walewska Oliveira?
Nascida em Belo Horizonte em 1º de outubro de 1979, a ex-jogadora começou sua carreira pelo Minas, em 1995. Em 2014 voltou ao clube, onde atuou até o ano seguinte.
Na seleção, Walewska jogou por 10 anos. Em 2008, mesmo ano em que sagrou-se campeã olímpica em Pequim (foi o primeiro ouro olímpico do vôlei feminino), foi eleita a melhor bloqueadora do mundo. Em Olimpíadas, tambpem foi bronze em Sidney (2000). Ao deixar a seleção, atuou em diversos clubes - além do Minas, Osasco e Praia Clube, por onde se aposentou.
Nas redes sociais, amigos de Walewska e ex-jogadores lamentaram a morte. A também campeã olímpica Paula Pequeno postou nos stories, do Instagram, um vídeo falando sobre a morte da amiga. O tricampeão mundial William Arjona também se pronunciou no X (ex-Twitter).
Em sua biografia, publicada com o título "Outras redes", Walewska contava sua história de amor pelo vôlei, desde os 12 anos, quando saiu de casa para fazer um teste no Minas. Foi o então técnico da seleção Bernardinho que, em 1997, convocou Walewska pela primeira vez. Dois anos depois, vinha o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá; em 2000 foi a vez do bronze na Olimpíada de Sydney