Episódio de contaminação por ozônio em Paris pode afetar desempenho de atletas olímpicos
Origem da situação é a onda de calor que atinge a capital da França
Agência de Notícias
Publicado em 29 de julho de 2024 às 12h41.
Paris e sua região sofrerão nesta terça-feira um episódio de contaminação por ozônio, devido a uma onda de calor que chegará procedente do sul, o que poderá afetar o desempenho dos atletas olímpicos.
“A qualidade do ar será ruim em quase toda a Île-de-France”, afirmou nesta segunda-feira um boletim do AirParif, o observatório regional da qualidade do ar.
A concentração “aumentará devido à intensa luz solar propícia à formação de ozônio”, acrescentou.
A entidade lembra que “ a qualidade do ar tem impacto direto no rendimento dos atletas e na saúde dos espectadores e residentes”.
“A má qualidade do ar pode causar problemas respiratórios, aumento da fadiga e até diminuição do desempenho esportivo”, explicou.
“O ozônio é um poluente especialmente prejudicial para o aparelho respiratório”, destacou a AirParif em uma nota explicativa, na qual detalhou que “as concentrações mais elevadas são geralmente observadas entre às 15h (hora local) e 19h (hora local), durante os períodos mais quentes e horas mais ensolaradas".
As temperaturas vão aumentar amanhã emParis e região até atingir máximos de 34/35 graus Celsius, informou hoje a agência estatal Meteo France.
Este aumento se deve à onda de calor que atinge hoje a metade sul da França ter aumentado progressivamente em direção ao norte do país.
Um total de 39 departamentos estão hoje em alerta laranja e amarelo, com temperaturas que podem atingir os 40 graus Celsius na região de Bordeaux.